COCAMAR: Cooperativa de Maringá pretende investir na co-geração de energia elétrica

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cocamar obteve autorização durante assembléia geral extraordinária realizada na última sexta-feira (16/08), em Maringá, para investir na co-geração de energia elétrica. Respondendo pelo consumo de 12 MW, volume que corresponde a ¼ de toda a energia consumida em Maringá, a cooperativa é também a 15ª maior demandadora do Estado. Segundo informou o superintendente comercial e industrial Celso Carlos dos Santos Júnior, a Cocamar, considerada “consumidora livre” por parte da Copel – condição que lhe permite adquirir energia elétrica de qualquer fonte – planeja construir um termoelétrica em seu parque industrial. A unidade, com investimento estimado em R$ 30 milhões, está prevista para ficar pronta em 2009.

Bagaço de cana - O superintendente explicou que a cooperativa opera na queima de bagaço de cana-de-açúcar para produção de vapor, usado em vários setores de seu parque industrial. Ao adotar um sistema de alta pressão, a partir da troca da caldeira e alguns ajustes, a indústria vai produzir além de todo o vapor que consome, também cerca de 60% da energia elétrica que necessita atualmente.

Economia - Para Santos Júnior, além de ser uma medida que vai gerar economia para a cooperativa (que gasta cerca de R$ 13 milhões por ano com a compra de energia elétrica), a termoelétrica trará segurança quanto ao fornecimento, visto que o País corre o risco de sofrer um novo apagão nos próximos anos, a exemplo do que se viu em 2001 e ocorre atualmente na Argentina. (Imprensa Cocamar)   

Conteúdos Relacionados