COAMO: Na ponta do lápis, milhares de cooperados no Programa Gerenciamento Rural

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

“Suas contas na ponta do lápis”. Este é o slogan do recém-criado Programa Coamo de Aperfeiçoamento em Gerenciamento Rural que vem ganhando grande repercussão entre a família Coamo. Dentro das etapas do programa, cooperados e familiares estão participando este mês de palestras para conhecer melhor o que é, quais os objetivos, como funciona e como fazer para aderir e fazer parte deste importante instrumento idealizado pela Coamo visando o aprimoramento da gestão rural dos cooperados. “Em todos os entrepostos estão sendo promovidas dezenas de palestras que contabilizam milhares de cooperados e esposas. Os resultados preliminares apontam para um grande número de adesão dos cooperados, em função da grande aceitação e interesse na participação do programa”, informe o engenheiro agrônomo Nei Leocádio Cesconetto, gerente de Assistência Técnica da Coamo. em Mamborê, também foi expressiva a participação da família cooperada. O produtor José Carlos Schimit que participou de uma das palestras sobre Gerenciamento Rural ao lado da esposa e dos filhos, fez questão de elogiar a iniciativa da sua cooperativa. “É uma grande idéia, pois se a gente não se organizar e começar a anotar tudo, não estaremos assim gerenciando a nossa atividade. Este programa vai ajudar a fazer com que possamos ter um maior profissionalismo. Se a gente não for profissional, vai ficar muito difícil sobreviver na agricultura”, explica o cooperado, argumentando necessidade de se começar do zero e dos filhos estarem por dentro da atividade. “Os nossos filhos é que vão assumir tudo isso mais tarde, por isso eles vieram comigo para acompanhar tudo de perto”.

Ajuda - Dona Leonora Schimit, esposa do cooperado José Carlos, destaca a idealização do programa e os benefícios que poderá conquistar com a sua implantação. “Este trabalho é muito bom, gostei muito da idéia, com certeza ele vai ajudar muito a gente, pois temos que saber e anotar na ponta do lápis o nosso negócio no dia-a-dia”, garante. Mesmo pensamento tem o cooperado Juarez Scarabelot, da região de Piquirivaí, distrito de Campo Mourão. “A Coamo está no caminho certo e está fazendo o seu papel incentiva o associado a caminhar pela mesma estrada. Este programa de gerenciamento rural vai nos auxiliar e muito em nossa atividade”, assegura. Segundo ele, a partir de agora, os cooperados terão uma importante ferramenta para ajudar no aperfeiçoamento da gestão rural. Para o cooperado Agostinho Dalchiavon, da região de Coronel Vivida, o lançamento do programa pela Coamo é motivo de satisfação para todos os cooperados e familiares. “Este é mais um momento importante na vida de todos nós cooperados da Coamo, é mais um momento que nos mostra o orgulho de ser associado de uma cooperativa como a Coamo, que está ao nosso lado no dia-a-dia da nossa atividade”, observa, destacando que os produtores precisam conhecer quais são os seus custos de produção e principalmente os seus lucros”.

Treinamento – Após as palestras de sensibilização, a próxima etapa do Programa Coamo de Aperfeiçoamento em Gerenciamento Rural será a realização de treinamentos com os cooperados que aderiram ao programa em toda a área de ação da cooperativa. “O objetivo desses treinamentos será o de informar aos participantes os procedimentos para preenchimento dos custos de produção e das despesas invisíveis no caderno de anotações”, explica Cesconetto, informando que o caderno de anotações será o instrumento a ser utilizado pelos cooperados no desenvolvimento do programa. (Imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados