#CliqueConsciente: coops de crédito se unem contra golpes digitais
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A crescente incidência de golpes e fraudes financeiras no Brasil motivou uma iniciativa significativa entre as cooperativas de crédito. A campanha #CliqueConsciente Juntos por mais segurança digital, promovida pelo SomosCoop e pela Câmara Temática de Crédito do Sistema OCB, tem o objetivo de enfrentar o desafio com uma abordagem integrada e colaborativa. O lançamento ocorreu quinta-feira (08/08) durante o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), em Belo Horizonte, evento que reuniu mais de 5 mil participantes para discutir o futuro do segmento no país, entre os dias 7 e 9 de agosto.
Estudo
Segundo estudo realizado pela ClearSale, empresa especialista em inteligência de dados para a prevenção de crimes financeiros, o Brasil contabilizou mais de 1 milhão de tentativas de fraude apenas na primeira metade de 2024. Os ataques resultaram em um prejuízo de R$ 1,2 bilhão, com uma tentativa de golpe ocorrendo a cada 3,2 segundos. Com esse panorama, a campanha surge como uma ferramenta vital para educar os cooperados sobre as ameaças digitais e como se proteger contra elas.
Os temas da campanha estão voltados para uma jornada que contempla três etapas: prevenção, detecção e ação. A primeira irá abordar medidas proativas para evitar golpes e fraudes, enquanto a segunda irá ensinar a identificar rapidamente atividades suspeitas. Por fim, a etapa de ação irá fornecer orientações sobre como reagir de forma eficaz caso uma fraude seja identificada.
Intercooperação
A intercooperação, sexto princípio do cooperativismo, é um dos pontos que merecem destaque na iniciativa que envolveu mais de 10 cooperativas de crédito brasileiras. "Todo o time vai trabalhar de forma conjunta para garantir que nossos cooperados percebam o empenho das cooperativas em reduzir fraudes e riscos on-line", afirma Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB.
Para Fábio Fekete de Noronha, da superintendência de Segurança Corporativa do Centro Administrativo Sicredi, de Porto Alegre, essa campanha é um marco para o cooperativismo. "Temos que aculturar, cada vez mais, os nossos cooperados para lidarem de forma segura com o mundo digital, sendo capazes de entender qual o papel da instituição financeira, como fazer um bom uso dos recursos de segurança e, principalmente, identificar uma situação suspeita que pode culminar em fraude ou golpe", disse.
Divulgação
A divulgação da campanha será feita por meio de diversos canais, como redes sociais, WhatsApp, e-mail marketing até janeiro de 2025. Para mais informações, é possível entrar em contato diretamente com o departamento de comunicação das cooperativas envolvidas ou com a equipe de comunicação do Sistema OCB pelo e-mail