CICLO DE PALESTRA: Evento discute tecnologia e sustentabilidade

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O pesquisador e ex-presidente da Embrapa Sílvio Crestana vai apresentar o tema desta terça-feira (26/04) do Ciclo de Palestras "Informação e Análise do Agronegócio", que a Gazeta do Povo e o Jornal de Londrina realizam na sede do Iapar, em Londrina, das 14 h às 17h30. Ele foi escolhido para comandar a palestra no lugar do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues que, devido a imprevistos, cancelou sua participação no evento. A discussão será sobre tecnologia e sustentabilidade e vai abordar os desafios e oportunidades do novo ciclo do agronegócio. Participam do debate lideranças do Iapar, Embrapa Soja, Coodetec, Fundação Meridional e da Faep. A Ocepar será representada no evento pelo superintendente José Roberto Ricken.

Determinante - O investimento em tecnologia se tornou determinante para a sustentabilidade da produção rural, num cenário de constante crescimento da demanda por alimentos. O tema, discutido nesta terça no Ciclo de Palestras da Gazeta do Povo, abrange questões ligadas à rotina dos produtores e à política pública. Os técnicos e pesquisadores do agronegócio se inserem nessa perspectiva pelo fato de seu trabalho definir em boa medida o futuro da produção rural. Com pesquisas e orientações técnicas, eles norteiam boa parte dos agricultores na hora da tomada de decisões.

 

Demandas - O debate promete esclarecer ainda as demandas que o projeto de contínua expansão na produção de alimentos impõe às próprias instituições de pesquisa. O desafio vai além da exigência sobre o desempenho dos especialistas, abrangendo também a constante necessidade de integração entre o campo e a ciência. O Brasil vem assumindo o compromisso de ampliar a produção de alimentos para atender outras nações. Mas uma série de medidas é necessárias para isso, muitas delas envolvendo setores de fora da porteira.

 

Outros eventos - A fase 2011 do Ciclo de Palestras, aberta em fevereiro, terá ao todo seis eventos. Mais três vão ocorrer no interior do Paraná. Um deles está programado para a cidade de Luís Eduardo Magalhães, centro da produção de soja, milho e algodão da Bahia. (Com informações do Caminhos do Campo / Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados