Cheque especial: o uso consciente faz a diferença

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

sisprime 22 05 2025* Rodrigo Martimiano da Rocha

O cheque especial, também conhecido como limite da conta, é uma linha de crédito pré-aprovada, disponibilizada automaticamente pelas instituições financeiras quando o saldo da conta corrente é insuficiente para cobrir um pagamento. É uma solução prática, pensada para emergências, mas que exige atenção redobrada no uso. 

Como funciona?

Ao entrar no cheque especial, você está utilizando um crédito que será cobrado com juros — e eles começam a incidir no momento em que o limite é acionado. O pagamento ocorre de forma automática assim que há um novo depósito na conta, o que pode dar a falsa impressão de que se trata de uma extensão da renda mensal. Mas é importante lembrar: esse limite não é parte do seu salário — é um empréstimo, e dos mais caros do mercado. 

Quando e como usar

O cheque especial deve ser reservado para situações pontuais e imprevistos, como um gasto emergencial de saúde ou a cobertura de uma despesa urgente. Ele não deve ser usado como complemento de renda ou incorporado ao orçamento do mês, pois os juros são altos e, se o uso se prolongar, a dívida pode se tornar difícil de controlar.

Se você precisa de crédito para prazos maiores, como pagar um curso, organizar as contas ou enfrentar um período de instabilidade, a recomendação é buscar alternativas com juros mais baixos, como o crédito pessoal ou consignado. 

Atenção aos alertas

Para promover o uso consciente, as instituições financeiras enviam alertas sempre que o cheque especial é utilizado. Se o uso do limite for contínuo, você pode receber uma proposta de parcelamento da dívida — uma alternativa com condições mais vantajosas. Ainda assim, é importante não esperar por essa oferta para agir: os juros continuam sendo cobrados diariamente enquanto o valor não for quitado. 

Uma escolha consciente

O cheque especial pode ser um recurso útil para manter o fluxo de caixa em dia diante de imprevistos. Mas é preciso saber quando — e por quanto tempo — utilizá-lo. Se for inevitável recorrer a essa linha de crédito, o ideal é conversar com seu gerente e avaliar opções mais adequadas ao seu perfil financeiro. 

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco no e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. 

*Rodrigo Martimiano da Rocha é profissional da Sisprime do Brasil, com Certificação CFP®.

Conteúdos Relacionados