CAPAL: Unidades armazenadoras têm certificação renovada no Paraná e em São Paulo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

capal 14 06 2021Cinco Unidades da Capal Cooperativa Agroindustrial foram aprovadas em certificação da Instrução Normativa 29, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que dispõe sobre requisitos técnicos para unidades armazenadoras. A certificação é concedida após auditoria de empresa credenciada pelo Mapa.

Conformidade - As unidades armazenadoras Capal em Arapoti, Wenceslau Braz, Itararé, Taquarivaí e Taquarituba receberam auditoria do Tecpar, que avaliou a conformidade das armazenadoras em relação aos requisitos IN 29. “Esta já é a terceira vez que estamos nos certificando, pois desde que a certificação foi exigida pelo Mapa através da IN 29 de 2011, nós nos adequamos às regras que ela contém. Assim, podemos dizer que nossos produtos armazenados seguem os processos de qualidade”, explica o colaborador Rialdo José Azevedo Júnior, que trabalha diretamente com o controle de qualidade de grãos. O objetivo da auditoria é atestar que a Cooperativa tem todas as condições para receber, armazenar e fazer a expedição de grãos. Entre os critérios avaliados estão o fluxo de movimentação e regularidade dos equipamentos, como balanças e secadores.

Alta qualidade- "Hoje nós temos máquinas e equipamentos voltados para a alta qualidade do grão”, pontua o gerente operacional César Rodrigues de Almeida, que também destaca o trabalho dos colaboradores da Capal na obtenção de bons resultados. O auditor Danilo Grapiuna Pereira, do Sistema Nacional De Certificação De Unidades Armazenadoras (SNCUA), avalia que a Capal é bem estruturada e tem um bom know-how tanto nos processos e estruturas de armazenagem, quanto na equipe de trabalho, que conta com pessoas capacitadas. “O processo de armazenagem tem uma particularidade interessante, que é a estrutura adaptada para um sistema de armazenagem eficiente.

Silos pulmão - A utilização de silos pulmão possibilita um recebimento com boa vazão e dimensionamento para o período de safra. Os secadores também são dimensionados para a capacidade das Unidades”, expõe. Outra característica destacada por Danilo é a exclusividade proporcionada aos cooperados no serviço de armazenagem: “A Capal trabalha exclusivamente com cooperados, e essa é uma característica muito interessante também, porque ela não tem trabalho para terceiros. O foco e objetivo é atender da melhor forma possível aos cooperados”. A certificação recebida tem validade de 5 anos. Depois desse período, uma nova avaliação será realizada. (Imprensa Capal)

Conteúdos Relacionados