C.VALE: Dia de Campo terá palestra da Ocepar sobre cenários do agronegócio

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Começou nesta terça-feira (15/01), em Palotina, o Dia de Campo de C.Vale. Até a próxima quinta-feira (17/01), a produtividade de culturas como milho e soja estarão em discussão no Complexo Experimental da C.Vale. Um dos destaques do evento é a palestra "Perspectivas e Oportunidades para o Agronegócio Brasileiro" promovida pelo Sistema Ocepar/Sescoop-PR, e ministrada por Eugênio Stefanelo, professor da UFPR e Unifae e técnico da Conab. A palestra, que acontecerá todos os dias, sempre às 13h30, irá mostrar as tendências mundiais até 2030, tanto demográficas, que apontam um crescimento de 28% na população mundial, quanto econômicas, ambientais e tecnológicas. Para 2008, as projeções apontam para um crescimento de 4,8% no PIB mundial. Na avaliação de Stefanelo, este ano ainda será marcado por uma maior demanda nas exportações e altas nos preços das commodities.

 

Agronegócio - Para o agronegócio, as perspectivas também são positivas. De acordo com Stefanelo, as análises projetam um aumento do consumo, em especial de proteínas animais, frutas e hortaliças, grãos e alimentos funcionais e processados. Para garantir o abastecimento, além de aumentar a área plantada, principalmente nos países em desenvolvimento, deve ocorrer um aumento da produtividade, puxado por investimentos em pesquisa e tecnologia.

 

Dados - A palestra que será apresentada aos produtores da C.Vale traz ainda dados que apontam crescimento nas principais culturas, bem como na pecuária, suinocultura e avicultura,  até o ano de 2017. Em relação à soja, por exemplo, as estimativas são de que a produção mundial chegará a 279,7 milhões, com o Brasil se firmando como principal produtor mundial, seguido da Argentina e EUA. Para o milho, a previsão é que a produção na safra 2016/17 totalize 850 milhões de toneladas, tendo os EUA como principal produtor.  

 

Aula de economia - "Mais do que uma palestra, o conteúdo repassado pelo professor Stefanelo é uma aula de economia. Ao mesmo tempo em que aponta os rumos do agronegócio mundial, o professor fala sobre a realidade local e sobre os desafios e variáveis que podem afetar tanto a produção quanto a comercialização. Enfim, os cooperados recebem informações que são valiosas para a tomada de decisões", afirma o analista econômico do Sistema Ocepar, Gustavo Sbrissia, que acompanha as atividades no Dia de Campo da C.Vale.  

Conteúdos Relacionados