BOCAIÚVA DO SUL: Primeira edição do Salão Estadual da Juventude Rural

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Educação de jovens do campo, inclusão digital e infraestrutura, protagonismo juvenil. Esses são os principais temas da primeira edição do Salão Estadual da Juventude Rural do Paraná, aberto na noite do dia 30 de novembro no Castelli di Palma (Castelinho), em Bocaiúva do Sul, na região metropolitana de Curitiba, com a presença de 300 jovens. Evento promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Cedraf), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), Instituto Emater, Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais (Deser), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf). Participaram da solenidade de abertura o secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Humberto Oliveira, o  secretário da Agricultura do Estado do Paraná, Erikson Camargo Chandoha, o delegado do MDA no Paraná, Reni Denardi, o presidente do Instituto Emater PR, Arnaldo Bandeira, o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e demais representantes das entidades apoiadoras.

Objetivo - De acordo com o delegado do MDA no Paraná, Reni Antonio Denardi, a proposta do 1º Salão Estadual da Juventude Rural do Paraná faz parte da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural, aprovada na 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário realizada em Olinda/PE, em junho do ano passado. "Essa ação contempla um dos compromissos aprovados na 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, com a participação de 640 delegados de 317 municípios paranaenses. Trata-se de uma importante contribuição para a construção de um projeto de desenvolvimento rural sustentável e solidário no Paraná", diz Denardi.

Programação - O encontro prossegue até esta sexta-feira (03/12) com a programação dividia em três partes.  Uma delas é a "Apresentação",formada por painéis com experiências concretas e boas práticas de trabalhos com jovens do campo,  que destacarão o protagonismo desses atores no desenvolvimento rural. Na "Formação", palestras e reflexões sobre pesquisas e políticas irão refletir sobre o presente e o futuro dos jovens do campo. Na parte de "Planejamento", serão levantadas e estimuladas as organizações de redes, movimentos e intercâmbio de jovens do campo, além de suas representações nas organizações sociais e órgãos colegiados.

Jovem Aprendiz - Entre estas experiências apresentadas está o trabalho desenvolvido pelo Programa Jovem Aprendiz Cooperativo, com a participação de Vanessa Cristofóli de Castro do Sescoop/PR. "Esta é uma iniciativa importante, afinal, organizar os jovens que atuam no meio rural é de fundamental importância, especialmente prepará-los para sucederem seus pais no setor e assim dar continuidade a esta nobre missão que é produzir alimentos para o Brasil", frisou Ricken

{gallery}noticias/2010/Dezembro/2/20101221505/{/gallery}

Conteúdos Relacionados