BALANÇO SOCIAL: FAMÍLIA - PARTE XV

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A família é a base da sociedade e tem grande influência no sucesso do sistema cooperativista. O conhecimento de detalhes do funcionamento da cooperativa e da filosofia do cooperativismo por todos os integrantes de uma família amplia a interação e a fidelidade ao sistema. Por isso as cooperativas paranaenses desenvolvem inúmeras ações de responsabilidade social voltadas a todos os integrantes da família. Palestras, excursões técnicas e culturais e cursos de formação são as principais atividades desenvolvidas visando a valorização e o crescimento pessoal dos familiares dos cooperados. Veja nesta edição e nas próximas também o que as cooperativas paranaenses realizam nesta e outras áreas. Todas as matérias aqui veiculadas estão na integra na edição nº 54 da revista Paraná Cooperativo e que pode ser acessada de forma virtual em nosso site: www.ocepar.org.br.

C.VALE - AÇÕES ESTIMULAM PARTICIPAÇÃO FEMININA

Durante todo o ano, a C.Vale, de Palotina, promove diversas ações voltadas paras as mulheres com a finalidade de estimular a participação feminina na cooperativa, atualizar conhecimentos em relação ao sistema, promover o aumento da renda familiar, incentivar o empreendedorismo e o espírito de liderança da mulher. Em 2009, uma das ações realizadas foi a participação das integrantes da Organização Feminina da C.Vale no Encontro da Liderança Cooperativista - Elicoop Feminino 2009. O evento aconteceu em Maringá, no mês de maio, e teve como tema as tendências do agronegócio, integração e valorização das mulheres.

Conhecendo a Holanda no Paraná - Também em 2009, trinta e cinco associadas e esposas de cooperados visitaram as cooperativas Batavo, de Carambeí, e Castrolanda, de Castro. Acompanhadas da responsável pela Organização Feminina, Mirna Klein, elas visitaram as sedes das cooperativas e conheceram propriedades rurais especializadas na produção de leite, atividade que é a marca principal da região, habitada por descendentes de imigrantes holandeses. Elas visitaram a Fundação ABC, responsável por pesquisas para o desenvolvimento de cultivares de soja. Também conheceram pontos turísticos da região como o Memorial da Imigração Holandesa, em Castro, propriedades produtoras de flores, acompanharam apresentações culturais e estiveram no Parque Estadual de Vila Velha. O roteiro foi organizado pela Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur).

Núcleos femininos, mulheres atuantes e confiantes › Para estimular o desenvolvimento de visão de futuro das associadas e esposas de cooperados, a C.Vale realizou um curso sobre planejamento estratégico para os núcleos femininos da C.Vale de Palotina, Assis Chateaubriand e Terra Roxa aconteceu em abril. A intenção da cooperativa foi reforçar a compreensão em relação à importância do planejamento nos núcleos femininos e fortalecer sua atuação. Os cursos envolveram as coordenações dos núcleos e do Centro Educativo Rural Feminino - Cerf .

COAMO - CURSOS MELHORAM QUALIDADE DE VIDA

Em parceria com o Sescoop/PR, a Coamo realiza uma série de cursos voltados à melhoria da qualidade de vida da família rural, visando ampliar a renda e melhorar a qualidade de vida da família cooperativista. Em 2009, a programação da área Educacional e Social, da Gerência Técnica da Coamo realizou 260 eventos reunindo mais de 3 mil participantes, entre cooperadas, esposas e filhas de cooperados. São mais de 30 tipos, entre cursos de culinária, artesanato e produtos de limpeza, que ajudam na melhoria da economia doméstica e aproveitamento da produção colhida no próprio sítio da família cooperada.

CAPAL - INFORMAÇÃO E MOTIVAÇÃO

A Capal reuniu funcionárias, esposas de funcionários, cooperadas e esposas de cooperados para o IV Encontro de Mulheres da cooperativa. O evento aconteceu em março e reuniu 152 mulheres de Arapoti, Wenceslau Braz e Itararé. Na abertura, o presidente da Capal, Albert Salomons, parabenizou as participantes pelo Dia da Mulher, comemorado no dia 08 de março, e lembrou o importante papel que a mulher desempenha na familia e na sociedade. Em seguida, o gerente financeiro da cooperativa, Marco Antônio Pessanha Rumen, aproveitou a oportunidade para mostrar a evolução da Capal no último ano, o desempenho operacional e financeiro, bem como os novos investimentos em Arapoti e nas unidades de Wenceslau Braz, Itararé e Carlópolis, oferecendo assim às presentes um panorama da realidade empresarial da cooperativa. Para destacar o papel feminino na atualidade, foi ministrada a palestra "A importância da mulher para humanizar o mundo", com o consultor motivacional Ney de Almeida Guimarães.

BOM JESUS - ENCONTRO DE MULHERES

Tornou-se tradição, a Cooperativa Bom Jesus, com sede na Lapa (PR), promover o encontro das esposas e filhas de cooperados. Na edição de 2009, a pedido da comunidade os encontros foram realizados nos entrepostos, abrangendo maior número de participantes. Com o tema motivacional "descubra alguém capaz de transformar o mundo", o evento reuniu mais de 900 mulheres.

Conteúdos Relacionados