BALANÇO IV: OCB prevê boas perspectivas para 2010

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

"Embora a balança comercial do cooperativismo tenha retraído 4,03% em relação ao ano anterior, a tendência é que ela volte a crescer em 2010 em função da estabilização da economia mundial, e conseqüente retomada da demanda por energia e crescente necessidade por alimentos", aposta Lopes de Freitas.

Projeção - Segundo projeção da Gerência de Mercados da OCB, o ritmo de incremento na demanda por alimentos do mundo, com destaque para as carnes, promoverá oportunidades para o Brasil, com ênfase ao Sistema Cooperativista Brasileiro. Para ampliar a participação das cooperativas brasileiras no mercado internacional serão necessários mais esforços do governo, o que inclui o apoio aos produtores rurais e cooperativas, investimentos em infraestrutura (modais de transporte, portos e sistemas de armazenamento), redução da carga tributária e melhorias do sistema de seguro nas modalidades rural e renda.

Acordos comerciais - Além desses fatores, o Brasil deve priorizar os acordos comerciais, buscando pela queda de barreiras comerciais, de modo a ampliar mercados para uma parcela considerável dos países emergentes. Outra ação necessária, em âmbito governamental, é a mitigação de riscos na agropecuária, com destaque para o seguro rural, fundo de catástrofe e para a garantia de preços de venda acima dos atuais custos de produção.

Visibilidade - "O trabalho da OCB vai continuar e cada vez mais intenso no que diz respeito às ações que possibilitem maior visibilidade das cooperativas e seus produtos aos mercados potenciais, como participações em eventos internacionais de mercados afins, missões a países e regiões de maior potencial de expansão, assim como em países de mercados tradicionais visando consolidá-los", conclui o presidente da organização. O assunto também é pauta na RádioCoop. (OCB)

Veja os indicadores do cooperativismo em 2009 *

Números
7.261 cooperativas
274.190 empregos diretos
8.252.410 de associados
5,39 % do PIB nacional
R$ 88,5 bilhões de faturamento
US$ 3.63 bilhões em exportações
7.09 milhões de toneladas exportadas

* Estudo elaborado pela Gerência de Mecados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)

Conteúdos Relacionados