APBC: Criadores de gado de corte fundam associação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Associação de Produtores de Bovinos de Corte (APBC) será fundada neste sábado (06/05). A entidade, lançada no mês passado, tem por objetivo fortalecer a categoria que, atualmente, não conta com nenhuma associação representativa. A assembléia de fundação terá início às 10 horas, na Sociedade Rural do Paraná, e a expectativa é que cerca de 500 pessoas participem. Na ocasião, será servido um churrasco aos participantes. Durante a assembléia, serão discutidos os objetivos da associação, a minuta do estatuto e o agendamento de uma outra assembléia para aprovação do estatuto e eleição da primeira diretoria. A criação da entidade foi motivada pela confirmação de sete focos de febre aftosa no Paraná pelo Ministério da Agricultura (Mapa) neste ano.

Defesa - A associação, que não terá fins lucrativos, pretende proteger e desenvolver o setor, assim como trabalhar para melhoria da sanidade do rebanho e aprimoramento da comercialização e industrialização da carne. ??Os criadores são desarticulados em relação aos outros segmentos da cadeia e isso faz com que prevaleçam os interesses desses outros setores, em detrimento do produto primário??, afirma José Antonio Fontes, um dos membros da comissão organizadora da APBC. A entidade pretende trabalhar por um ??preço justo?? da carne bovina. Segundo membros da comissão organizadora, a remuneração paga ao produtor está ??aquém?? do valor do produto, enquanto o consumidor paga caro pela carne bovina. Além disso, deverão ser desenvolvidas campanhas para incentivar o consumo de carne. No Brasil, o consumo anual per capita é de 36 quilos, mas já chegou a 47 quilos. Na Argentina, cada pessoa consome, em média, 67 quilos de carne por ano.

Propostas - Entre outras propostas de trabalho é lutar pela vacinação assistida do rebanho. ??Esse procedimento vai garantir a sanidade brasileira??, diz Alexandre Turquino, também membro da comissão organizadora da APBC. A entidade também irá buscar representatividade. Para isso, já foram mantidos contatos com o Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa), Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária (Fundepec) e Federação da Agricultura do Paraná (Faep) para participação nessas entidades. A associação também terá um conselho técnico formado por profissionais como veterinários, virologistas, zootecnistas e patologistas. A APBC será criada para ??somar forças?? com a Rural e, inclusive, deverá funcionar na estrutura física da entidade paranaense. (Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados