APASEM: Ortigara e Barison participam de reunião de encerramento do ano

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O secretário da Agricultura do Paraná do governo de Beto Richa, Norberto Ortigara, e o presidente da Abrasem, Narciso Barison Neto, compareceram à reunião de encerramento das atividades da Apasem no ano de 2010, realizada no dia 14 de dezembro, em Curitiba. O presidente da Apasem, Luiz Carlos Miranda, considerou a presença das duas autoridades uma demonstração de que ambos estão a serviço do desenvolvimento da agricultura e o reconhecimento da importância do setor sementeiro para o Estado do Paraná.

Futuro presidente - Os dirigentes da Apasem também tiveram o primeiro contato com o futuro presidente da instituição, o engenheiro agrônomo Marcos Antonio Trintinalha, que deverá ser eleito no pleito que ocorrerá em março de 2010. Trintinalha faz parte do grupo de membros indicados pela Ocepar, dentro do processo sucessório que prevê que diretoria da Apasem seja ocupada, alternadamente, por representante dos produtores de sementes privados independentes e das cooperativas produtoras de sementes. Ele é, atualmente, diretor executivo da Cocari Cooperativa Agropecuária e Industrial, com sede em Mandaguari.

Avaliação - Durante a reunião, o presidente Luiz Carlos Miranda fez uma avaliação das atividades executadas durante o ano, quando elogiou a participação dos diretores e do executivo nas discussões nacionais de interesse do setor, especialmente na reformulação do Decreto nº 5.153. Elogiou a disposição do Ministério da Agricultura em discutir com as lideranças da Abrasem e suas filiadas as angústias do setor sementeiro. Sobre as atividades da Apasem, frisou que foram realizadas todas as reuniões previstas, na sede e itinerantes para o ano de 2010, quando foram feitas análises do comportamento do setor, seus problemas e encaminhamentos de onde se buscou soluções de consenso.

A importância da Abrasem - Eleito em 31 de julho do corrente ano para presidir a Associação Brasileira de Sementes e Mudas, Narciso Barison Neto também é presidente da Apassul - Associação dos Produtores de Sementes do Rio Grande do Sul. A convite do presidente da Apasem, Luiz Carlos Miranda, compareceu à reunião de encerramento do ano da instituição para falar da expectativa do setor para o próximo ano. Barison afirmou que a Abrasem tem 620 produtores associados no Brasil com 15 mil pontos de venda de sementes e mudas e emprega diretamente cerca de 5 mil engenheiros agrônomos, o que dá uma dimensão da importância do setor.

Valor baixo - Apesar de a semente ser o principal insumo da produção agrícola e determinante da produtividade a ser alcançada, o seu valor ainda é muito baixo, o que está inviabilizando produtores com menos de 100 mil sacas ao ano. Narciso Barison Neto citou que há outros problemas a serem superados, como o aperfeiçoamento da legislação, o marco legal, a semente salva e o tratamento das sementes. Além disso, observa-se o crescimento do interesse de grandes grupos de agroquímicos de atuarem no setor. Mostrou que a semente pirata ainda é um problema latente e que chegou a ocupar quase a totalidade da área plantada no Rio Grande do Sul, hoje recuada para 60%.

Representatividade - A representatividade do setor também é uma das preocupações, afirmou Barison, comparando o cargo da Abrasem com o de outras associações, como dos exportadores de frango e de carne bovina, que colocaram na presidência executiva, exercida em tempo integral, personalidades políticas com grande experiência, os ex-ministros Francisco Turra e Pratini de Moraes, respectivamente. No entanto, elogiou a gestão da Apasem pelo seu profissionalismo e pela representatividade de suas considerações nas discussões de temas de interesse do setor. Considerou muito positiva a alternância entre os produtores privados independentes e os produtores cooperativados na ocupação da presidência.

Ortigara diz que veio para servir - O engenheiro agrônomo Norberto Ortigara, que por vários anos foi diretor do Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura, será o secretário da Agricultura do governo de Beto Richa, que assume em janeiro. Ortigara compareceu à reunião da Apasem, onde se apresentou afirmando que fará um governo aberto e que estará à disposição da agricultura de portas abertas. Disse que não sabe tudo e que atuará em parceria na busca dos avanços necessários, com todas as categorias profissionais. "Queremos uma agricultura mais forte e competitiva", frisou, ressalvando que para isso é preciso encontrar solução a vários problemas que afetam essa competitividade, como o custo do frete ferroviário e a infraestrutura dos portos, entre outros. Entre as preocupações do secretário está a necessidade de reposição do quadro de pessoal da Emater e o reposicionamento do Iapar como órgão de pesquisa.(Imprensa Apasem)

{gallery}noticias/2010/Dezembro/17/2010121714590/{/gallery}

Conteúdos Relacionados