Água Boa (MT) a pouco mais de um mês de inaugurar a maior unidade da Cocamar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A expectativa já pode ser sentida entre os produtores de Água Boa, no leste do Mato Grosso, a 630km de Cuiabá. A pouco mais de um mês, no dia 20 de janeiro, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial inaugura a sua unidade de recebimento e armazenamento de grãos no município, após um ano de obras que avançaram em ritmo acelerado.
Nos últimos dias, foram testadas as estruturas para que tudo esteja em ordem em janeiro, quando a unidade – a maior já construída pela Cocamar e a primeira da cooperativa naquele estado – começa a receber a safra de soja do ciclo 2024/25.
Confiança
“As lavouras estão muito boas, estamos confiantes em inaugurar a unidade com uma grande safra”, comenta o gerente José Claudemir Menegon, o Claudinho, que em 2023 se mudou com a esposa para Água Boa para acompanhar o desenvolvimento das obras, construir relacionamento com os produtores e se ambientar a uma região de características nada parecidas das que estava acostumado no Paraná.
Mesmo assim, Claudinho conta que não teve dificuldades em se adaptar. Motivado por participar da construção da estrutura e começar uma unidade “do zero”, ele encontrou por lá muitos produtores provenientes do Paraná, inclusive de regiões atendidas pela Cocamar. Foi por iniciativa deles e demais produtores da região que, há alguns anos, houve um apelo às autoridades do município e do estado para que fosse feita gestão junto à cooperativa para a instalação de uma estrutura de recebimento, comercialização de insumos e assistência técnica.
Dimensão
Para se ter uma ideia da dimensão da estrutura em Água Boa, em um terreno de 20 hectares a Cocamar construiu uma confortável unidade totalmente automatizada, dotada de 4 moegas e 2 tombadores, 2 secadores, 4 conjuntos de pré e pós limpeza de grãos; um armazém graneleiro para 110 mil toneladas, 5 silos de 9 mil toneladas, 3 balanças, sistema de classificação para 4 raias com 2 caladores pneumáticos, 1 armazém de insumos de 4 mil metros quadrados, com área climatizada para sementes, além de loja e área administrativa.
A novidade é que a Cocamar vai atender aos produtores locais, também, no recebimento e comercialização de gergelim, um produto cultivado em larga escala no município e imediações. Para isso, construiu 2 moegas, um tombador, 1 máquina de pré-limpeza, 3 silos para 5,4 mil toneladas e caixa de expedição com balança de fluxo.
Diferente da característica do Mato Grosso, onde predominam grandes proprietários rurais, o perfil em Água Boa é de pequenos e médios agricultores, para os quais, segundo Claudinho, “o sistema cooperativista cai como uma luva”. (Assessoria de Imprensa Cocamar)