AGRONEGÓCIO: Temporada positiva do setor alavanca busca por investimentos do setor no mercado financeiro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

agronegocio 07 07 2021Nos resultados das empresas de capital aberto no primeiro trimestre de 2021, os negócios ligados ao agro foram destaques para os investidores. Com um crescimento de 6% no Produto Interno Bruto (PIB) estimado para 2021, o setor agrícola, que representa 27% da produção brasileira, está ainda mais animado com as perspectivas para esse ano.

Ações - Segundo dados da XP Investimentos, 36% do Ibovespa - índice que mede o desempenho das principais ações da Bolsa de Valores brasileira – são de empresas ligadas ao mercado agropecuário. Para o head de commodities e sócio da Allez Invest, Arthur Rubert, o resultado positivo das ações do setor agrícola está relacionado a uma forte recuperação econômica, taxa de juros, ainda, em baixa, desvalorização do real, intensificando a exportação, e estímulos fiscais e monetários, ainda, em vigor. “São vários fatores que impulsionaram o setor nos últimos anos, trazendo as commodities novamente a um cenário positivo para os investidores”, acrescenta.

Exportação - No Brasil, a exportação de produtos brasileiros em maio de 2021 chegou a mais de US$29,9 bilhões, de acordo com dados do Ministério da Economia. De todo o montante exportado, 48% é de produtos agrícolas. “Quase a metade da exportação brasileira e com uma parcela significativa no PIB, o setor agrícola está impulsionando a recuperação do país. E quando o agronegócio apresenta resultados positivos, impacta o varejo, a construção civil e os investimentos em tecnologia, por exemplo, tornando uma cadeia de reações positivas para o país”, relata o head.

Nova visão - Os resultados positivos do agronegócio, desencadeados desde 2020, trazem investidores para a Bolsa com uma nova visão do mercado agropecuário. “Olhar para o agronegócio é uma forma de diversificar a carteira de investimentos. Não é preciso ser produtor para entrar no campo através do mercado financeiro. Hoje é possível investir diretamente no financiamento do setor, ou empresas que prestam serviços para o agronegócio”, destaca Rubert.

Mercado financeiro - No mercado financeiro, existem possibilidade em renda fixa, variável e até fundos imobiliários atrelados ao agronegócio. “São diversas possibilidades que o investidor tem para aproveitar os bons resultados do segmento, mas muitas vezes desconhecem a cadeia produtiva o que dificulta a relação com o agronegócio. Por isso, quanto mais você conhecer do mercado e as suas possibilidades, melhor serão os resultados na sua carteira de investimentos”, acrescenta o head em commodities.

Possibilidades no mercado financeiro- No mercado financeiro é possível investir em ativos atrelados ao agronegócio. São opções que aplicam capital diretamente no campo, através do financiamento, ou em empresas que prestam serviços essenciais para o setor. Veja algumas opções:

1 - LCA: As Letras de Crédito do Agronegócio são títulos emitidos por bancos, relacionados a empréstimos para produtores rurais. “Neste formato de renda fixa é como se o investidor emprestasse a um produtor, mas com o banco como garantidor da operação”, destaca Rubert.

2 - CRA: Os Certificados de Recebíveis Agrícolas também são títulos de renda fixa que financiam projetos no agronegócio. “Por isso, apresentam mais risco que as LCAs, mas também taxas de retorno mais elevadas”, acrescenta o head em commodities.

3 - Ações: Essa modalidade de renda variável é destinada a quem acompanha o setor e está disposto à volatilidade. “Com as ações é possível investir em empresas ligadas a matéria-prima, ou que prestam serviços de tecnologia, como manutenção, ou venda de produtos para a plantação, como maquinários e fertilizantes”, apresenta o sócio da Allez Invest.

4 - Fundos de investimento: Para quem não sabe como escolher os melhores papéis, há fundos de investimentos em ações que focam em empresas do agronegócio. “Nesse caso, o trabalho de seleção das empresas fica com o gestor do fundo, que seleciona os ativos com mais conhecimento de mercado e de investimentos”, apresenta Rubert.

5 - Fundos Imobiliários: Algumas empresas de fundos imobiliários lançaram uma modalidade que aplica diretamente em propriedades e projetos do agronegócio. “A carteira funciona como um fundo de imóveis, em que o aplicador tem participação em um percentual do rendimento gerado pela propriedade agrícola”, finaliza o sócio.

Sobre a Allez Invest - A Allez Invest é uma boutique de soluções de investimentos no Brasil e no exterior. Com sede em Curitiba (PR), é credenciada à XP Investimentos, a maior corretora de valores e títulos mobiliários da América Latina. Oferece um modelo de assessoria financeira exclusiva, compreensiva e completamente personalizada para seletos clientes. A equipe da Allez Invest é composta nove sócios: Renan Hamilko, Arthur Weber Rubert, Rodolfo Magno Baggio, Guillermo Arauz, Frederico Loss, Mônica de Moraes Campos, Danielle Alves, Amanda Teixeira e Eduardo Merlin, todos com prévio conhecimento do mercado financeiro nacional e internacional. Os sócios já passaram por renomadas empresas do país e trazem uma grande bagagem de conhecimento na economia, que é constantemente atualizada. (Assessoria de Imprensa da Allez Invest)

 

Conteúdos Relacionados