AGRONEGÓCIO: Jornalistas do Paraná debatem agronegócio

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Começa na noite desta quinta-feira, numa promoção da Associação de Jornalistas do Agronegócio do Paraná (Ajap), o I Seminário de Jornalismo do Agronegócio do Paraná. A solenidade de abertura ocorre às 20 horas, no Hotel Lizon, com a palestra do jornalista Edilson Fragalle, chefe da Assessoria de comunicação da Embrapa (Brasília), com a palestra “O ponto em que jornalismo, agricultura e desenvolvimento se encontram”. O seminário é o segundo evento promovido pela Ajap, constituída há um ano. É realizado com o apoio da Faep, da Ocepar, do Sicredi, Sindicato dos Jornalistas do Paraná e de Londrina, e da Associação dos Diários do Interior do PR. Para Marcos Tosi, presidente da Ajap, "o seminário é um esforço na busca da excelência na comunicação rural, contribuindo para a difusão de novas tecnologias e o desenvolvimento do estado, ao mesmo tempo em que se qualifica os jornalistas que atuam no setor".

Programa – Na sexta-feira pela manhã a professor Luzia Yamashita, da UEL, fala sobre o tema “Agricultura e Comunicação Social - Encontros e desencontros na universidade”. Às 10 horas, o consultor da Coimex Exportação e Importação (São Paulo), Jeremiah O´Callaghan,  apresenta o tema “Febre aftosa: insanidade na comunicação”. Às 14 horas, a jornalista Tânia Rabello, editora-assistente do Suplemento Agrícola do jornal O Estado de S. Paulo, fala sobre “A reportagem que vai ao campo”. Às 15 horas, Gilmar Mendes Lourenço, pesquisador do Ipardes e professor da FAE, fala sobre “Os caminhos que levaram a crise ao agronegócio”.

Painel – “Jornalismo agrícola – que importância tem isso?”, é o tema do painel que ocorre a partir das 14:30 horas, com a participação dos jornalistas Célia Guerra, editora do caderno  “Folha de Rural” , da Folha de Londrina; Ismar Cardona, assessor de Comunicação do Ministério da Agricultura e ex-diretor do Indicador Rural; Antonio Carlos Moreira, editor da revista “Panorama Rural”; e Giovani Ferreira, editor do suplemento “Caminhos do Campo”, da Gazeta do Povo. O painel terá como moderador o jornalista Eloy Olindo Setti, assessor de imprensa da Ocepar. .

Conteúdos Relacionados