AGROINDÚSTRIA: Agroindústria tem ano ruim

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os segmentos da agroindústria que dependem dos investimentos dos produtores apresentam desempenhos medíocres em 2006, segundo levantamento feito pelo IBGE. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, na comparação com igual período do ano passado, houve queda na produção de alimentos para animais e rações (-1,9%); adubos, fertilizantes e corretivos para o solo (-1,9%); defensivos agrícolas (-5,2%); e tratores, máquinas e equipamentos agrícolas (-19,6%).

Rentabilidade - O economista Fernando Abritta, da coordenação de indústria do IBGE, explica que o segmento de tratores e máquinas é o que mais depende de financiamento e, como os produtores agrícolas estão enfrentando altos índices de endividamento e baixa rentabilidade, acabam renunciando a esses investimentos. Ele explica que a queda do poder de compra dos agricultores também provocou o recuo na produção de adubos e fertilizantes, enquanto a crise na pecuária bovina e suína – provocada por problemas sanitários já contornados no Brasil, mas que ainda repercutem no mercado externo –, além da gripe aviária, levou à queda na produção de alimentos para animais e rações.

Desempenho - O IBGE só divulga dados fechados de agroindústria ao final de cada semestre. Os resultados relativos ao segundo semestre deste ano só serão apresentados em fevereiro do ano que vem, mas Abritta fez o levantamento de alguns segmentos importantes para o setor até agosto. Segundo ele, é importante avaliar os desempenhos em termos acumulados porque há muito efeito sazonal no setor e análises mensais não refletem a realidade agroindustrial. (AE)

Conteúdos Relacionados