AGRO: Safratec segue nesta quinta-feira, com muitos destaques

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Ao fazer a abertura do Safratec 2024 na manhã dessa quarta-feira (17/01), o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, destacou a importância de os produtores atentarem para o uso de novas tecnologias, mas lembrou que eles precisam, ao menos, fazer o básico, como uma adequada correção do solo e a palhada para cobertura.

Calcário e palhada - “Calcário e palhada são duas palavras que não podem sair da cabeça”, afirmou, ao lembrar que há alguns anos, um levantamento realizado no estado de São Paulo, pelo então secretário da Agricultura Francisco Maturro, apontou que 65% dos solos paulistas não eram corrigidos regularmente. “Sem um solo corrigido, um bom adubo não faz o efeito esperado”, comentou, ao citar que a palhada também não pode ficar em segundo plano. “Numa situação como a que estamos vivendo, de chuvas irregulares e forte calor, a lavoura mantida a descoberto não tem a menor chance”, disse, ao frisar que a palhada mantém por mais tempo a umidade no solo, beneficiando a planta.

Convidados - Entre os convidados, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR), Natalino Avance de Souza, afirmou que o governo do Estado vem procurando incentivar a sustentabilidade no campo, cobrando que os pequenos produtores, por exemplo, tenham acesso a irrigação.

Programa - Entre outros assuntos, ele comentou também que, nesse sentido, está sendo estudada a volta do programa de microbacias hidrográficas, que já fez do Paraná uma referência no país e no exterior.

Novidades - Uma das novidades apresentadas no Safratec foi a nova cultivar desenvolvida pela Embrapa e a Fundação Meridional, BRS 1064IPRO que, entre outros diferenciais, apresenta patamar de produtividade mais elevado, com mais estabilidade e boa adaptação, além das características da tecnologia Intacta RR2PRO, o que associa o controle de plantas daninhas e a resistência a algumas lagartas.

Estações técnicas - São quatro estações técnicas, uma das quais conduzida pelo Prof. Dr. Marcelo Batista, parceiro da Universidade Estadual de Maringá, sobre como a correção adequada do solo pode contribuir para o aumento da produtividade – o tema abordado por Lourenço e que é uma prioridade na Cocamar. Entre as áreas demonstrativas, destaque para a de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), no qual a Cocamar é uma das pioneiras no país.

Show de tecnologias - Um show de tecnologias digitais, no espaço da Cocamar Máquinas/John Deere, está também entre as atrações do evento, incluindo as apresentações do drone de pulverização na área dos fertilizantes Viridian.

Participações - Durante a quarta-feira, mais de 3 mil pessoas passaram pela Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da cooperativa em Floresta, onde acontece o Safratec. A expectativa é que outras 3 mil visitem o evento nesta quinta-feira, entre as 8 e 17h. (Assessoria de Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados