AGRO: Cooperativistas participam do A Hora da Colheita, em Maringá

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Ocepar e várias cooperativas paranaenses foram representadas durante a realização, na manhã da última segunda-feira (29/04) na Sicredi Dexis em Maringá (PR), do evento A Hora da Colheita, promovido pela Rádio CBN Maringá, que foi mediado pelo jornalista Carlos Alberto Sardenberg e contou com a participação de dois secretários de estado: Norberto Ortigara, de Agricultura e Abastecimento, e Ricardo Barros, de Indústria, Comércio e Serviços.

Participações I - Do segmento cooperativista, além do presidente da Sicredi Dexis e também diretor da Ocepar, Wellington Ferreira, participaram o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, o diretor comercial da Coamo, Rogério Tranin de Mello, e o vice-presidente da Unicampo, Luciano Ferreira Lopes.

Participações II - Pelo setor agroindustrial, o presidente da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar), Miguel Tranin, e o presidente do Grupo Santa Terezinha, Paulo Meneguetti (que também representou o Sistema Fiep); e, ainda, para falar sobre sustentabilidade, o presidente do Grupo Caramuru Alimentos, César Borges, e o pesquisador da Embrapa Soja, Henrique Debiasi.

Produtividade - Durante o evento, que foi assistido presencialmente por autoridades e lideranças de Maringá e região e acompanhado por mais de 2,2 mil pessoas pelo canal da Rádio CBN Maringá no Youtube, o secretário Norberto Ortigara informou que a safra de verão 2023/24 deve apresentar uma redução de produtividade de 16% em função dos problemas climáticos, enquanto o milho de inverno já deve ter uma perda, pelo mesmo motivo, ao redor de 10% no estado.

Geração de riquezas - “São alguns bilhões de reais que deixam de circular na economia”, enfatizou Ortigara, ressaltando que o Paraná tem, por outro lado, várias outras fontes de geração de riquezas no campo, como a produção de aves de corte, o leite, o setor de açúcar e etanol, enfim.

Lavouras e bioenergia - Os representantes das cooperativas Cocamar e Coamo falaram sobre o desempenho das lavouras em suas regiões, enquanto os da área industrial ressaltaram o momento da produção bioenergética.

Sustentabilidade - Por sua vez, o presidente do Grupo Caramuru Alimentos abordou o recente lançamento da Rede Soja Sustentável, em São Paulo, enquanto o pesquisador da Embrapa fez uma exposição sobre o projeto Soja de Baixo Carbono e Luiz Lourenço explanou a respeito do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Carro-chefe - “Foi um evento que procurou demonstrar a força e a resiliência do agronegócio paranaense que mesmo enfrentando problemas climáticos, continua sendo o carro-chefe da economia estadual”, afirmou o diretor comercial da Rádio CBN Maringá, José Roberto Mattos.

Segmento rural - A CBN Maringá tem intensificado sua atuação com projetos voltados para o segmento rural e outros estão programados para acontecer ao longo de 2024. (Assessoria de Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados