AGRO: Congresso Técnico de Bovinos de Corte fala sobre produção, gestão e mercado
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Nos dias 21 e 22 de setembro, a Agrária Nutrição Animal, com o patrocínio da DSM Tortuga, promoveu o 2º Congresso Técnico de Gado de Corte. O evento aconteceu no Centro Cultural Mathias Leh, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, e reuniu mais de 300 produtores dos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, que utilizam as rações da Agrária em suas propriedades.
Finalidades - De acordo com o coordenador comercial da unidade de negócio, Juliano Gross, a realização do Congresso tem três importantes finalidades: oferecer aos criadores de gado de corte conhecimentos que contribuam para melhorar o manejo dos rebanhos; mostrar a esses clientes ferramentas que auxiliem no aperfeiçoamento da gestão de suas propriedades; e apresentar informações de mercado que os ajudem nas tomadas de decisão. “Ao mesmo tempo, temos esse intuito de trazer os produtores para dentro da Agrária, para que eles conheçam um pouco da nossa estrutura e vejam de perto a seriedade com que trabalhamos na originação da matéria-prima e na fabricação da ração”, acrescentou.
Palestras - Para cumprir com seu objetivo, o evento contou com seis palestras. No primeiro dia, destaque para o uso da ultrassonografia na verificação de características de porte e qualidade de carne do animal antes do abate, técnica ainda pouco utilizada no Brasil. “Essa tecnologia é adaptável, acessível e, com o uso da informação genética, permite medir e identificar quais são os melhores animais e quais aqueles que precisam de correção na dieta”, explicou a zootecnista e diretora da DGT Brasil, doutora Liliane Suguisawa.
Gestão e mercado - No encerramento do Congresso, gestão e mercado estiveram em pauta. O engenheiro agrônomo Roberto Betancourt, mestre em Animal Science e diretor executivo do departamento de agronegócio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), falou sobre o cenário político e econômico para o próximo ano, abordando as perspectivas para o setor de bovinocultura no sul do Brasil. “Essa é uma região extremamente produtiva, com grande potencial para produção de carnes nobres, artigo que é uma demanda do mercado global”, afirmou.
Pesquisa - Um dos organizadores do evento, o médico veterinário Paulo Piemontez, especialista em gado de corte da Agrária Nutrição Animal, reforçou o trabalho de pesquisa realizado para a produção de cada fórmula entregue ao mercado, pensando em colaborar com o desenvolvimento da pecuária na região sul do Brasil. “Queremos contribuir para uma pecuária mais sustentável, lucrativa e eficiente através de tecnologias e de suporte técnico diferenciados, envolvendo toda a cadeia”, disse.
Produtor - O produtor Amarildo Berta, de Concórdia, Santa Catarina, trabalha com um rebanho de 700 cabeças de gado em confinamento e 500 vacas de cria. Cliente da Agrária Nutrição Animal há quatro ano, ele avaliou positivamente o Congresso. “Ano passado meu filho participou e esse ano eu vim. A estrutura da Agrária está acima das minhas expectativas. Hoje, não adianta querer avançar sem ter conhecimento e, nesse sentido, as palestras foram muito boas”, concluiu. (Assessoria de Imprensa Agrária)