100 anos da soja no Brasil: uma história de transformação e sucesso

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cocari II 10 12 2024A soja chegou ao Brasil em 1924 pelas mãos do pastor norte-americano Albert Lehenbauer, que trouxe as primeiras sementes para Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, cidade que se tornou o Berço Nacional da Soja. Desde então, a cultura percorreu uma trajetória de crescimento e resiliência. Hoje, o grão que chegou em solo brasileiro ocupa 45 milhões de hectares de lavouras segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Sua adaptabilidade permitiu que a oleaginosa se espalhasse por todo o país, impulsionando a economia rural, gerando empregos e oportunidades, e se consolidando como a principal commodity agrícola brasileira.

O papel da soja na economia brasileira

Hoje, o Brasil é o maior produtor mundial de soja, com uma safra recorde estimada em 166,14 milhões de toneladas para 2024/25. Esse desempenho reflete não apenas a importância da cultura para a balança comercial, mas também seu impacto na economia nacional: o agronegócio, liderado pela soja, foi responsável por 30% do crescimento do PIB em 2023. Junto ao centenário do grão no Brasil, a Embrapa Soja completará em 2025, 50 anos no desenvolvimento da cultura no país, da semeadura até a pós-colheita.

A cadeia produtiva da soja abrange desde pequenos agricultores até grandes indústrias, gerando empregos e fomentando inovações tecnológicas no campo. “A soja tem uma representatividade muito alta, pela resiliência da cultura e a lucratividade que ela traz para o produtor”, destaca Antonio Pavan Jr., gestor técnico da Cocari.

Em termos de desenvolvimento no manejo da lavoura e da cultura, associado ao uso da tecnologia e aumento de produtividade, Pavan complementa: “Observamos um crescimento muito forte em material genético, muito forte em biotecnologias para o desenvolvimento da lavoura e para o desenvolvimento da cultura.” E reforça: “Hoje, o uso de máquinas modernas resulta em maior eficiência, qualidade no plantio e colheita, e melhor rentabilidade para o produtor”.

Cocari: inovação e suporte ao produtor

A soja é a cultura mais importante atualmente na área de atuação da Cocari. Nesse cenário, a cooperativa tem sido uma aliada estratégica dos produtores. Oferecendo sementes de alta qualidade e consultoria especializada, a Cocari auxilia seus associados a maximizar os resultados no campo. “Estamos comprometidos em fornecer as melhores ferramentas e tecnologias para que nossos cooperados prosperem e contribuam ainda mais para a economia”, reforça Pavan.

À medida que celebramos o centenário da soja no Brasil, a Cocari reafirma seu papel como parceira dos produtores, promovendo a inovação e o desenvolvimento sustentável. Juntos, continuaremos a construir um futuro próspero, mantendo a soja como símbolo de sucesso e transformação no agronegócio nacional. (Assessoria de Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados