SICREDI: Cooperação e cidadania são foco do programa \"A União faz a Vida\"
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com o apoio da Fundação Sicredi, a Central Sicredi PR/SC realizou, no dia 25 de junho, o 1º Encontro Estadual de Coordenadores Locais do Programa "A União faz a Vida". O evento contou com a presença de Secretários de Educação, professores que representam os municípios onde o programa já está em funcionamento e de coordenadores do projeto. A Diretora Técnica da Fundação Sicredi, Tânia Wolf, fez uma apresentação dos objetivos do programa e ainda falou do papel e das responsabilidades de cada agente envolvido no processo de aplicação do projeto, que vai desde gestores e assessores pedagógicos até os próprios beneficiados que são as crianças e adolescentes.
Oficinas de capacitação - A metodologia do Programa "A União faz a Vida", suas oficinas de capacitação e outros aspectos pedagógicos também foram assuntos debatidos pelo grupo, na qual as práticas dos municípios puderam ser compartilhadas. "O Programa possui uma metodologia voltada aos princípios de cooperação e cidadania, mas na prática dos educadores, este trabalho é flexível para que cada município possa construir o caminho voltado à realidade local", comenta Tânia Wolf.
Educação - O presidente da Central Sicredi PR/SC, Manfred Dasenbrock, comentou sobre a importância da educação para a construção de uma nova sociedade. "O Sistema Sicredi escolheu a educação para focar os seus projetos de responsabilidade social, pois acredita que este é o melhor caminho para uma nação mais desenvolvida", esclareceu. A troca de experiências e a integração entre os municípios que desenvolvem o projeto foram os pontos marcantes do encontro e atendeu a uma demanda do próprio grupo. "A oportunidade de ouvir os colegas de outros municípios que estão em fases mais adiantadas é muito importante para que possamos ampliar o nosso horizonte", finalizou Maria Aparecida Valle, coordenadora local de Jaboti/PR. (Imprensa Sicredi)