RAMO CRÉDITO I: Koslovski fala sobre intercooperação em Ponta Grossa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

"Fomentar ainda mais a intercooperação é um dos principais desafios do cooperativismo". A afirmação é do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, que na noite de quinta-feira (26/06) ministrou a palestra "o cooperativismo e a intercooperação", durante o 3º Encontro Sicredi de Integração Temática (Esint) em Ponta Grossa. O evento foi promovido pelo Sicredi Campos Gerais, e reuniu cerca de 400 cooperados da região, além de dirigentes de diversas cooperativas da região.

Incentivo - "Hoje o cooperativismo está plenamente consolidado como alternativa econômica e de superação das diferenças sociais. Em todo o mundo, são mais de 800 mil cooperativas, 810 milhões cooperados e 100 milhões de colaboradores. Podemos fortalecer e ampliar ainda esse sistema, que se baseia na busca de objetivos comuns entre as pessoas e ajuda mútua, se houver um esforço maior na busca por parcerias entre cooperativas, sejam do mesmo ou de diferentes ramos", frisa Koslovski.

Exemplo - O dirigente comentou que o Sistema Ocepar tem procurado incentivar a discussão em torno do assunto, inserindo o tema em diversos eventos. Lembrou ainda que o Sicredi Campo Gerais é um exemplo de intercooperação, pois mantém parcerias com cooperativas agropecuárias, entre as quais, Castrolanda, Batavo e Coopagrícola, com duas de saúde (Uniodonto e Unimed) e uma de crédito (Unicred). "Pertencemos a um sistema, onde a receita gerada reverte em benefício da a própria região, este é o diferencial do cooperativismo: o capital não sai para outros lugares do país como acontece com outras instituições financeiras. Precisamos sim fortalecer parcerias para que outras cooperativas venham aderir ao crédito", lembrou Koslovski.

Orientação - Para o presidente da Sicredi Campos Gerais, Lauro Osmar Schneider a participação dos cooperados superou todas as expectativas  e a escolha do presidente da Ocepar para falar sobre o tema intercooperação se baseia na sua longa experiência como dirigente cooperativista, especialmente pela liderança junto a todas as cooperativas no sentido de orientá-las para que ampliem cada vez mais as parcerias. "O tema da intercooperação tem chamado atenção do Sistema Sicredi para que cada vez mais possamos fazer parcerias construtivas na região", disse.

Cooperados - Schneider destacou que a palestra de Koslovski foi importante para passar ao quadro social, a necessidade de que estas ações não fiquem apenas entre as cooperativas. "Precisamos despertar também em nossos 12,5 mil cooperados, o espírito da intercooperação, para que ela também aconteça na base. Temos muitos cooperados que são produtores ou profissionais liberais e que não estão integrados a outras cooperativas. Precisamos fazer com que se filiem a outras cooperativas e também passem a usufruir das vantagens de pertencer a um sistema que pensa nas pessoas e no seu crescimento", afirmou. (Com informações da Assessoria do Sicredi Campos Gerais)

Conteúdos Relacionados