Sicredi conclui treinamento para comunicação integrada

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sicredi do Paraná conclui, nesta semana, um treinamento inédito de mais de 1.400 pessoas entre colaboradores, dirigentes e conselheiros das 26 cooperativas com o objetivo de implementar no estado do Paraná o Plano de Comunicação Social, com conceito de comunicação integrada, que prevê o estabelecimento de uma mensagem única sobre a marca, valores e produtos do sistema. A conclusão desse treinamento, realizado desde maio em cada cooperativa, é apenas parte de um longo processo, que começou em 2002 com reuniões de discussão e planejamento do Plano de Comunicação Social.

O presidente da Sicredi Central, Seno Cláudio Lunkes, considera fundamental a implementação do plano de comunicação no sistema, pois “permite uma postura homogênea de colaboradores e dirigentes em relação à cooperativa”, resultando na prestação de melhores serviços aos associados. Lunkes afirma que um dos objetivos do plano de comunicação é deixar claro a todos os diferenciais e as vantagens do Sicredi como instrumento de desenvolvimento das comunidades.

Valorizando o cooperativismo – Mostrar a todos nosso diferencial competitivo e natural o “ser cooperativa” é um dos direcionadores do Plano de Comunicação do Sicredi. Afinal, “o Sicredi é uma alternativa de organização econômica da sociedade, constituído preponderantemente por cooperativas de crédito singulares, com foco na pessoa física, destacando-se em suas operações o ato cooperativo e a agregação de resultados aos associados”, segundo estabelece o Manual de Comunicação. Ao final dos treinamentos, todos os colaboradores devem ter bem claro em sua mente algumas idéias, entre as quais, os direcionadores da comunicação: o negócio,a missão, visão, valores e posicionamento estratégico.

Padronizar a comunicação – “O Plano de Comunicação tem, entre outros objetivos, o de padronizar a comunicação interna e externa, facilitando a compreensão do sistema e de suas mensagens, contribuindo para o posicionamento estratégico do Sistema”, afirma Wesley Sibaldelli da Fonseca, gerente de Gestão de Pessoas da Sicredi Central Paraná. Ele reconhece que não é uma tarefa fácil obter uma comunicação única no sistema, pois o sistema de crédito cooperativo é relativamente novo, o Paraná é um estado diversificado culturalmente e, por outro lado, muitos colaboradores e os próprios associados não conseguem dissociar as cooperativas de crédito dos bancos. “Bancos têm clientes, o Sicredi tem associados”, frisa Sibaldelli, repetindo uma das frase de efeito utilizadas no treinamento que muito bem caracterizam as cooperativas de crédito.

Assessores de comunicação – Parte da missão para implantar a comunicação integrada no Sicredi ficou sob a responsabilidade dos assessores regionais de comunicação, recrutados entre os próprios colaboradores das cooperativas de crédito. Esses profissionais estão sendo treinados para serem os executores do Plano de Comunicação nas cooperativas, envolvendo-se em ações locais relacionadas com o marketing, relações públicas, imprensa e outras, visando criar um conceito único sobre o Sicredi.

Padrão em todo o Brasil - “É importante frisar que o Plano de Comunicação é único para todo o sistema nos seis estados onde atua, baseado num manual que define as ações do sistema nessa área. Assim, apesar da diversidade cultural de mais de uma centena de cooperativas, o Sicredi adotará uma linguagem única de marca, padronização de dependências e de comunicação com associados e com a sociedade”, afirma o gerente de Gestão de Pessoas, Wesley Sibaldelli da Fonseca. Para que colaboradores, dirigentes e conselheiros compreendam e internalizem os conceitos da comunicação, o programa de treinamento foi criado com conteúdos dinâmicos e participativos, inclusive com a ajuda de uma peça teatral chamada “Florinda, a nova colaboradora”, que explorou os benefícios da adoção da comunicação padronizada interna.

Conteúdos Relacionados