Revista Paraná Cooperativo destaca a relevância das certificações
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1
Os novos desafios do mercado global têm exigido maturidade dos produtores rurais que querem se manter competitivos. Diante de um cenário de guerras comerciais e de medidas protetivas, as certificações surgem como uma garantia de qualidade. Atento a essas movimentações, o Sistema Ocepar tem tratado as certificações como prioridades para as cooperativas paranaenses. “As certificações estão mapeadas no Plano Paraná Cooperativo (PRC300) sob o tema Sustentabilidade e, até o final de 2025, devemos ter um projeto piloto em algumas cooperativas”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Além desta iniciativa, a matéria especial desta edição também tem histórias de cooperados que conquistaram certificações e conta com a avaliação de especialistas do setor, como José Luiz Tejon e Roberto Rodrigues.
Pré-assembleias
Na edição de maio, os leitores terão um resumo de como foram as pré-assembleias realizadas durante a 65ª edição dos Encontros de Núcleos Cooperativos, em todo o Paraná. Mais de 400 lideranças prestigiaram as reuniões, em que foram apresentadas as prestações de contas e as ações planejadas para o atual exercício. Realizadas na Lapa (núcleo Centro-Sul), em Mandaguari (núcleo Norte/Noroeste), em Cascavel (núcleo Oeste) e em Mariópolis (núcleo Sudoeste), as pré-assembleias tiveram ainda a participação do superintendente-geral de Ordenamento Territorial do estado do Paraná, Benno Doetzer, e o lançamento do 17º Prêmio Ocepar de Jornalismo.
Entrevista
A entrevista desta edição foi com o superintendente-geral de Ordenamento Territorial do governo do estado, Benno Doetzer. Ele detalha como deve ser o funcionamento da nova entidade e apresenta quais deverão ser as principais ações para analisar e aprovar, até o final de 2026, os 380 mil Cadastros Ambientais Rurais (CAR) que aguardam validação estadual.
Outros temas
A revista traz ainda matérias sobre as sugestões que o Sistema Ocepar, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) e o governo estadual encaminharam ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para o Plano Safra; a nova exigência da NR-01 sobre saúde mental que deve passar a valer em maio; a campanha da OCB para marcar o Ano Internacional das Cooperativas celebrado ao longo de 2025 entre outros temas.
Acesse aqui a íntegra da edição
Boa leitura!