Cooperativa Integrada realiza primeira imersão do ano no Sistema Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na manhã desta quarta-feira (26/03), 47 colaboradores da Cooperativa Integrada estiveram no Sistema Ocepar para compreender o funcionamento do sistema cooperativista do Paraná.

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), Leonardo Boesche, deu as boas-vindas ao grupo. “É sempre uma satisfação receber grupos de cooperativas. Todos os anos, recebemos mais de 100 visitas como essa. Aqui é a casa do cooperativismo, onde as cooperativas do Paraná se reúnem para tomar as principais decisões do setor”, explicou.

O analista de RH da Integrada, Helton Ferreira, avalia a oportunidade como muito positiva. “Está todo mundo animado, é a primeira vez de todos aqui. São pessoas de vários setores, como administrativo, operacional. É interessante para eles terem essa referência de forma ampla, terem um entendimento melhor da grandeza do cooperativismo”.

A analista técnico do Sescoop/PR, Cristina Moreira, fez uma apresentação do trabalho realizado pelo Sistema Ocepar, através da Ocepar, do Sescoop e da Fecoopar. “Nossa atuação é para atender as cooperativas do Paraná no que elas necessitam. Pelo Sescoop, por exemplo, atuamos no desenvolvimento de pessoas e no acompanhamento das cooperativas, na gestão e na parte técnics”, destacou.

Educação Política

Durante a imersão, houve apresentação do Programa de Educação Política, que atua para influenciar Políticas Públicas que podem beneficiar o cooperativismo. O Analista Técnico Luiz Henrique Macedo comentou sobre a relevância do programa.  “O Paraná é pioneiro na discussão política junto com OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). O propósito é fazer a construção de agenda e defender o Cooperativismo. Temos um Grupo Técnico de trabalho do qual fazem parte profissionais de várias cooperativas, além de seus presidentes.”

Para a supervisora administrativa da Integrada, Maura Dalila da Silva Santos, o conteúdo apresentado foi muito relevante. “Tivemos palestras com bastante conhecimento. Estamos com 47 colaboradores de diversas regiões de atuação de nossa cooperativa, o que torna bastante rica a viagem, a interação. Acredito que para muitos foram assuntos pouco difundidos no dia a dia, então, agregou muito conhecimento.” 

Roteiro de viagem

Após a visita ao Sistema Ocepar, o grupo seguiu para o Jardim Botânico de Curitiba. No período da tarde, todos seguirão a Prudentópolis, onde acontece a Imersão em Cooperativismo, no Ninho do Corvo. O roteiro e o acompanhamento da viagem são realizados pela Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur).

FOTOS: Júlia Duda / Assessoria Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados