REUNIÃO INSTITUCIONAL: Com industrialização e culturas de inverno, Coopagrícola projeta crescimento de 30%

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O investimento em industrialização e o fomento às culturas de inverno devem impulsionar os resultados da Coopagrícola, que projeta um crescimento de 30% no faturamento em 2021. Com sede em Ponta Grossa (PR), a cooperativa iniciou em 2020 um novo ciclo de planejamento estratégico, com prioridade na profissionalização da gestão e incentivo a novas oportunidades de diversificação aos cooperados. Um dos focos de atuação será agregar valor por meio da agroindustrialização. Na manhã desta quarta-feira (16/06), representantes da Coopagrícola e do Sistema Ocepar realizaram, por meio de videoconferência, uma reunião institucional, discutindo indicadores e cenários do cooperativismo do Paraná.

Maltaria - Segundo o diretor Luiz Carlos Casara, o trabalho de fomento às culturas de inverno vai se intensificar nos próximos anos, com a participação da cooperativa na industrialização de malte. Por meio de uma aliança estratégica de intercooperação, a Coopagrícola se uniu às cooperativas Agrária, Bom Jesus, Capal, Castrolanda e Frísia, no projeto de construção da Maltaria Campos Gerais, em Ponta Grossa. A estimativa é que a indústria gere cerca de 3 mil empregos, beneficiando 12 mil cooperados, e produzindo, na primeira fase do empreendimento, 240 toneladas de malte por ano, cerca de 15% do consumo atual do país. “A maltaria traz novas perspectivas aos produtores de cevada, fortalecendo as atividades agrícolas de inverno. Além disso, agregando valor à produção, a cooperativa passa a ter um mix mais diversificado de produtos”, explicou.

A cooperativa - Fundada em 1962, a Coopagrícola (Cooperativa Agrícola Mista Ponta Grossa) tem atualmente 806 cooperados e 122 funcionários, com atuação na recepção, secagem, armazenagem e comercialização de grãos, assistência técnica, produção de sementes e comércio de peças, insumos e produtos agropecuários. Em 2020, teve um faturamento de R$ 258 milhões, um crescimento de 23% em comparação ao ano anterior. “A Coopagrícola entrou numa nova fase de desenvolvimento. Definimos um planejamento estratégico e estamos otimistas para trabalhar na geração de novas oportunidades de crescimento aos cooperados”, afirmou o presidente da cooperativa, Gabriel Nadal.

Reunião Institucional - Na reunião institucional, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, fez uma explanação dos temas em discussão no cenário atual do cooperativismo, entre eles a reforma tributária, o novo modelo de pedágio para o Paraná e a formulação do Plano Safra. Os indicadores econômicos foram demonstrados pelo coordenador de Desenvolvimento Cooperativo, João Gogola Neto, e o analista técnico Emerson Barcik. A gerente do Sescoop/PR, Maria Emilia Pereira Lima, falou sobre os programas de capacitação e treinamento do S do cooperativismo, e o coordenador da gerência técnica da Ocepar, Silvio Krinski, explicou sobre a construção do novo ciclo de planejamento do setor, o PRC200.

Conteúdos Relacionados