RAMO SAÚDE II: Unimed PR busca a união para fortalecer a Responsabilidade Socioambiental
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Para dar continuidade ao trabalho de responsabilidade social desenvolvido pela Unimed PR, em parceria com a Fundação Unimed, os dirigentes das Singulares do estado foram convidados a assinarem um termo de adesão para o ano de 2010-2011. O programa tem entre as suas metas a criação do Comitê Estadual de Responsabilidade Socioambiental, a formatação e a implantação de uma política estadual de RS, formatação de ferramentas de monitoramento de projetos, criação e realização de projetos estaduais e treinamentos e consultorias a singulares do Sistema Unimed Paraná.
Proposta - A proposta de continuidade do projeto foi enviada às Singulares, no início do mês, e deve ser devolvida para o setor de Responsabilidade Social da Federação até 27 de novembro. Junto com a proposta, também foi encaminhado um CD, onde constam os principais resultados do Diagnóstico Estadual Socioambiental. O diagnóstico foi apresentado aos dirigentes durante Conselho Federativo, realizado em 24 de outubro.
Leonardo Venâncio, consultor de Responsabilidade Socioambiental da Fundação Unimed, apresentou o trabalho que ele e o técnico da Federação PR, Yuri Beltramin, realizaram no estado paranaense, de fevereiro a junho deste ano.
Pesquisa - Antes de apresentar os principais resultados do diagnóstico, Leonardo lembrou uma pesquisa da RIC TV feita em parceira com o Ibope, sobre o interesse da população do Paraná no assunto, responsabilidade social, segundo a pesquisa, quase 80% das pessoas disseram serem muito interessadas ou interessadas. Outro dado levantado pela pesquisa apontava para a importância do fato de uma empresa ajudar na preservação do meio ambiente. A pergunta era se isso influenciava ou não a decisão na hora de comprar um produto? A maioria, 72%, respondeu que sim.
Equilíbrio - Tendo em vista a resposta da própria população, Venâncio lembrou aos dirigentes que sustentabilidade tem a ver com o equilíbrio entre o econômico, o social e o ambiental. A boa notícia é que estamos cada vez mais próximos de uma gestão socialmente responsável, apoiada nesses pilares. O diagnóstico mostrou que as Unimeds realizam um trabalho importante de RS no estado. Os relatórios emitidos para cada Singular poderão ajudá-las a mensurar um pouco todas as ações e projetos, o que representa um passo importante para a organização de informações que possam subsidiar os dirigentes nas decisões que revelem o que realmente pode implicar a responsabilidade socioambiental dentro de uma empresa, uma ferramenta estratégica para a sustentabilidade do negócio.
Investimento - Para Venâncio, o investimento em ações de RS, que só em 2009 somaram mais de R$ 70 milhões, expõem o potencial do Sistema Paraná. O trabalho desenvolvido em cada Singular também mostra a dedicação dos técnicos e a busca constante por melhorias. A própria visão que os gestores têm sobre RS revela o quanto o tema faz parte do DNA das Unimeds. A continuidade do projeto irá facilitar a troca de informações e a ajuda mútua entre as Singulares. A participação de todas as Singulares só fortalecerá ainda mais o Sistema Unimed Paraná. (Unimed do Estado do Paraná)