Featured

Paraná é a Meca do cooperativismo, diz Ratinho Junior

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 2

“O Paraná é a Meca do cooperativismo brasileiro e mundial. Possivelmente, em nenhum outro lugar do mundo tenham tantas cooperativas de diversas áreas como em nosso Estado”. Com essa declaração o governador do Paraná, Carlo Massa Ratinho Junior, abriu o seu discurso no Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses 2024, nesta sexta-feira (29/11), em Curitiba. O governador citou o dado do Banco Central que pontuou o crescimento da atividade econômica do Estado em 7,8% e a taxa de emprego em 82%.

“Isso tudo é muito fruto do trabalho do cooperativismo paranaense, que transformou o Paraná na quarta maior econômica brasileira, numa máquina, numa locomotiva econômica para o Brasil”, declarou Ratinho Junior. Ele observou que o Paraná está exportando esse modelo para outros estados. “É o modelo em que um ajuda o outro e trabalha de forma unida”, destacou.

Parceria

O governador disse que as cooperativas do Paraná podem esperar muita parceria do governo do Paraná. Ele citou o projeto Rota do Progresso, que visa levar novas indústrias para regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), para a promoção do desenvolvimento regional. Ratinho Junior falou também da antecipação dos créditos de exportação para investimentos em armazenagem, irrigação, novas industrias e estradas rurais. Outro destaque citado foi o Conecta Agro. “O Paraná já investiu R$ 100 milhões, as operadoras Tim e Claro também já anunciaram R$ 100 milhões cada uma e a Vivo deve investir também, melhorando as condições de conectividade no campo”, informou.     

Ratinho Junior destacou o cooperativismo paranaense como “importantíssimo no desenvolvimento econômico e social do Paraná”.  Reforçou que  é um dos setores que mais empregam e tem uma cadeia produtiva muito grande, contribuindo para a distribuição de renda no Estado. “Além disso, as  cooperativos do Paraná estão c ada vez mais se industrializando, o que é muito bom porque gera muita riqueza, muito emprego. Não é à toa que o Paraná hoje tem a hoje sua menor taxa de desocupação da história, maior contratação com carteira assinada da história,  fruto também do cooperativismo”, declarou.

FOTOS: Cassiano Rosário

Conteúdos Relacionados