O que é intercooperação? Conheça mais sobre um dos 7 princípios do cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

sisprime 11 12 2024FOTO: Arquivo Sisprime do BrasilO cooperativismo é um modelo econômico e social baseado na cooperação entre pessoas para alcançar objetivos comuns. Nesse sistema, indivíduos se unem voluntariamente para formar uma organização coletiva, chamada de cooperativa, com o propósito de atender às necessidades econômicas, sociais e culturais de seus membros de maneira democrática e colaborativa.

As cooperativas operam segundo um conjunto de princípios universais, como a gestão democrática, a participação econômica dos membros, a autonomia e independência, a educação, a intercooperação e o compromisso com a comunidade. O foco principal é atender às necessidades dos cooperados e não buscar lucro para acionistas, como acontece nas empresas tradicionais.

A intercooperação, um dos sete princípios do que baseiam a atuação cooperativista refere-se à colaboração e parceria entre cooperativas. A ideia central é que cooperativas, independentemente de seu ramo de atuação, trabalhem juntas para fortalecer umas às outras e, assim, promover o crescimento e o desenvolvimento das instituições e seus cooperados.

Por meio da intercooperação, cooperativas podem compartilhar conhecimentos, boas práticas e estratégias, otimizando suas operações e gerando mais benefícios para seus cooperados. Esse princípio fortalece o setor cooperativista como um todo, criando um ambiente de cooperação em vez de competição, o que é um dos fundamentos da economia solidária.

Na prática, isso pode se dar por meio de parcerias comerciais, intercâmbio de tecnologias ou até mesmo na promoção de produtos e serviços em conjunto, sempre visando o bem-estar coletivo e a sustentabilidade dos negócios.

Ao unir forças e compartilhar conhecimentos, o movimento cooperativista constrói um futuro mais justo e próspero para todos os seus membros. (Assessoria de Sisprime do Brasil)

Conteúdos Relacionados