MDA: Economista assume presidência do Incra
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) anunciou nesta quinta-feira (19/07) que o economista Carlos Guedes, 41 anos, servidor de carreira do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), assumirá a presidência do órgão, em substituição a Celso Lacerda. Uma reunião com a finalidade de promover a transição entre as duas gestões será feita hoje em Brasília, com a participação do ministro Pepe Vargas. A posse do novo titular do Incra está prevista para terça-feira (24/07).
Cotado - Guedes estava cotado para o posto desde a gestão anterior, quando o ministério foi comandado por Afonso Florence. Ele integra a corrente Democracia Socialista (DS), do PT, a mesma do atual ministro e de seu antecessor.
Continuidade - Ao Valor, o novo presidente do Incra falou sobre os cem primeiros dias de Vargas à frente do MDA. Destacou o lançamento do Plano Safra, as articulações para o novo Código Florestal e as propostas da Rio+20. "Eu já vinha compartilhando com o ministro o trabalho na condição de secretário-adjunto do MDA. Agora, pretendo dar continuidade ao que foi iniciado na gestão de Celso Lacerda".
Gestão integrada - Guedes também destacou "a ideia de uma gestão muito integrada" com "dois pilares muito fortes": fortalecimento da qualificação dos assentamentos existentes - segundo ele, essa é uma prioridade definida pela presidente Dilma Rousseff - e a criação de novos assentamentos.
Carreira - Guedes é economista graduado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No MDA, ocupou os cargos de secretário extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal e de coordenador-geral do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural. (Valor Econômico)