INTERCOOPERAÇÃO: Cooperativas Batavo e Castrolanda lançam nova marca no Agroleite

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Uma das mais expressivas bacias leiteiras do país dá um passo estratégico no mercado. As cooperativas Batavo (Frísia) e Castrolanda formaram uma parceria comercial e operacional para as indústrias de lácteos, lançando uma nova marca no mercado, a Colônia Holandesa. A parceria intercooperativas será oficializada no dia 07 de agosto, às 11h, no Parque Dario Macedo, em Castro (PR), durante a abertura do Agroleite 2012, com a participação do governador Beto Richa e autoridades locais.

Intercooperação - Com as fusões e aquisições no mercado de laticínios, esta ação fortalece o cooperativismo, com alta capacidade de inovação e gestão profissionalizada em âmbito industrial e comercial.  As duas unidades possuem qualidade e adequação frente a mercados internacionais, com tecnologias de ponta e plantas flexíveis, tornando seus produtos mais acessíveis e com grande possibilidade de aumento do mix de produtos alinhados as necessidades de novas demandas.

A marca- O nome da nova marca faz menção a região que remete à excelência pecuária, onde localizam-se as duas plantas industriais, nos Campos Gerais do Paraná. Além disso, a região tem o reconhecimento centenário pela qualidade e tradição de produtos holandeses na área de lácteos. Assim, nasce uma nova e já consolidada marca, Colônia Holandesa, que traduz o carinho e experiência, aliados à segurança alimentar que a tecnologia empregada nos processos de produção garante.

A região - Os Campos Gerais é uma região do Estado do Paraná tradicionalmente reconhecida pela produção sustentável. A história centenária da imigração holandesa desenvolveu nesta região um cooperativismo voltado ao desenvolvimento socioeconômico da comunidade. A atividade pecuária, aliada ao espírito empreendedor, fez surgir as primeiras cooperativas de produção do país. Criou-se então, nesta região, uma referencia mundial em produtividade.

Produtos e serviços - A Colônia Holandesa possui as seguintes linhas de produtos: leite UHT integral, leite UHT semidesnatado e leite UHT desnatado, e recentemente lançou o leite condensado em caixinha de 395g. Estes produtos já estão disponíveis nas principais redes supermercadistas da região. As duas indústrias também operam como prestadoras de serviços para empresas do setor, fabricando as seguintes linhas de produtos: Leite pré beneficiado integral, semidesnatado e desnatado, creme de leite pasteurizado, cru e UHT, leite concentrado integral, semidesnatado e desnatado, leite cru resfriado, além de leite condensado, leite longa vida e bebidas lácteas.

Diferenciais - O leite UHT Colônia Holandesa foi lançado para atender aquele consumidor que busca qualidade diferenciada num produto que ele consome diariamente. Já o leite condensado atende aqueles consumidores que procuram produtos que garantam sucesso em suas receitas culinárias. Os produtos da marca Colônia Holandesa diferenciam-se pelas características:

- Matéria Prima: originada na região dos Campos Gerais, reconhecida nacionalmente pela excelência na qualidade e produtividade.

- Agilidade e rapidez no processo produtivo: o tempo de produção é de, no máximo, 18 horas, entre a ordenha da vaca e o envase na “caixinha”, reduzindo a exposição do produto.

- Validade do produto: enquanto a maioria coloca como 4 meses a validade do leite UHT, os produtos Colônia Holandesa têm 5 meses de validade, testados e comprovados.

Embalagens e logotipo - As imagens da embalagem remetem ao estilo holandês colonial campestre, com moinho e predominância da cor laranja (dinastia Orange). O logotipo também segue este padrão, mas com a cor azul, acompanhados dos logotipos da Frísia e Castrolanda.

Rastreabilidade na produção - Todas as exigências no processo de produção na origem do leite são mantidos e garantidas pelas modernas estruturas das duas indústrias, Frísia e Castrolanda. Os produtores que produzem o leite in natura são todos associados, tendo como característica serem grandes produtores de leite, o que possibilita a rastreabilidade total dos produtos.

Sustentabilidade - Com apelo de origem e credibilidade junto aos consumidores, a nova marca atende às tendências do cooperativismo contemporâneo, com formação de redes cooperativas que tratam a intercooperação como ação estratégica para o futuro do negócio, trazendo vantagens econômicas e mercadológicas mútuas em benefício do desenvolvimento e viabilização de seus cooperados. Respeitando seus clientes e parceiros comerciais, o leite, matéria prima dos produtos Colônia Holandesa, é produzido em propriedades rurais de nossos associados, que adotam boas práticas de fabricação, sendo inspecionados e orientados para a melhoria constante na qualidade do produto, no bem-estar dos animais e na higienização e adequação das instalações. Além disso, todos os resíduos dos processos são tratados para gerar o menor impacto ambiental.

Estruturas (plantas industriais) - Localizadas em Ponta Grossa (Frísia) e Castro (Castrolanda), as duas plantas industriais são equipadas com sistemas de última geração em processamento de leite e processos de utilidade em geral. O padrão de operacionalização é composto de sistemas automáticos e semi-automáticos, com capacidade de industrialização diária para processar mais de 2 milhões de litros de leite.

Investimentos e empregos - A Frísia emprega 107 pessoas e gera mais de 500 empregos indiretos. O investimento total nas duas fases é de mais de R$ 70 milhões de reais. A Castrolanda emprega 230 pessoas, com investimentos de R$ 75 milhões de reais.

Novos investimentos - As cooperativas Batavo (Frísia) e Castrolanda estão ampliando  sua parceria para o interior de São Paulo. Uma nova planta industrial contará com uma área construída de 20 mil metros quadrados, num investimento de mais de R$ 80 milhões, implantado em três fases. Na primeira, a nova indústria irá beneficiar 600 mil litros por dia, passando a um milhão por dia na segunda fase e 2 milhões de litros de leite por dia ao  atingir sua capacidade máxima de produção.  O início da produção está previsto para o final de 2013, sendo que o empreendimento deverá gerar 200 empregos diretos e cerca de 600 indiretos. Além de produtos lácteos, a nova indústria também deverá envasar suco de frutas, estimulando uma nova cadeia produtiva para a região.

Espírito cooperativo - Para o presidente da Cooperativa Batavo e diretor da Ocepar, Renato Greidanus, entre os princípios do cooperativismo, o sexto, que trata da intercooperação, comprova que as cooperativas estão praticando o “espírito cooperativo”, expressando a união de esforços para atender seus associados de forma efetiva, fortalecendo o movimento cooperativo, trabalhando juntas por meio de estruturas regionais. “O movimento de fusões e aquisições tem sido expressivo entre as empresas do setor nos últimos anos, criando um ambiente de dinamismo. Com esta parceria, enfrentamos o mercado com o mesmo dinamismo, aumentando nosso mix de produtos, revertendo um pouco o perfil de prestadores de serviços. Estamos investindo cada vez mais, beneficiando os consumidores e oferecendo ao produtor rural associado uma alternativa rentável e estruturada no mercado”, avalia Renato.

Conveniência - A parceria intercooperativas entra no mercado de lácteos com uma nova marca com força estratégica para adaptar-se não somente às novas exigências dos consumidores e necessidades específicas nutricionais do produto, mas também a aspectos relacionados à conveniência. (Imprensa Batavo)

Colonia Holandesa 03 08 2012Small

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