Inspirado no Paraná, Sistema OCB/AC estuda parceria para criar planejamento estratégico
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sistema Ocepar e o Sistema OCB/AC estudam iniciar uma cooperação técnica e institucional para implantação de um Plano de Desenvolvimento Sustentável do Cooperativismo Acreano. O assunto foi debatido na sexta-feira (04/04), durante a visita do presidente do Sistema OCB/AC, Valdemiro Rocha, à sede do Sistema Ocepar, em Curitiba.
Rocha foi recebido pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; pelo superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti; pela coordenadora de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, Daniely Andressa da Silva; pela coordenadora de Economia e Mercado, Carolina Teodoro; e pelo gerente de Desenvolvimento Técnico, Flávio Turra.
O Acre pretende elaborar um modelo semelhante ao Plano Paraná Cooperativo (PRC), planejamento estratégico de desenvolvimento sustentável do cooperativismo paranaense, com adaptações à realidade do cooperativismo acreano. “Ouvindo os técnicos do Sistema Ocepar, eu senti a necessidade de a nossa equipe técnica no Acre começar a estudar o que vocês estavam fazendo aqui”, disse Rocha.
O presidente do Sistema OCB/AC acompanha há anos a experiência do Paraná. Em seu mestrado em Ciência Política, Rocha estudou o modelo cooperativista do estado. Além disso, já visitou o Paraná em outras oportunidades, com equipes de organizações de outros estados do Norte. “Desde a fundação, o Sistema Ocepar foi ancorado em planejamento, eu sempre percebi esse diferencial”, avalia.
São 51 cooperativas ativas no Acre. A proposta da organização estadual é elaborar um planejamento em parceria com cada uma delas, de acordo com suas necessidades específicas. O Sistema OCB/AC já tem uma parceria com o governo alemão, por meio da GIZ, agência de desenvolvimento do país europeu, para apoio aos projetos individuais, com metas econômicas e sociais.
Além de beneficiar as cooperativas do Acre, a cooperação entre as organizações estaduais pode trazer ganhos para o Paraná. O Sistema OCB/AC pretende possibilitar experiências de imersão para lideranças de cooperativas, colaboradores e técnicos no cooperativismo na Amazônia. “Acredito que essa experiência não deve ficar só no Acre, pode ser levada para outros estados”, completa Rocha.
FOTOS: Samuel Milléo Filho e Júlia Duda / Assessoria Sistema Ocepar