Evento marca lançamento do Programa FIC na Unimed Campo Mourão

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O que realmente te deixa feliz? Essa foi a pergunta norteadora do evento de lançamento do Programa Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC), realizado nos dias 21 e 22 de outubro, na Unimed Campo Mourão.

A cooperativa de saúde aderiu ao Programa FIC, do Sescoop/PR, com o objetivo de melhor trabalhar o clima organizacional, de forma inovadora e que compreendesse as dores e realidades dos próprios colaboradores, em questões pessoais e profissionais.

Para a supervisora de Gestão de Pessoas da Unimed Campo Mourão, Crislaine Zulin, o programa trará muitos benefícios, entre eles o protagonismo dos próprios colaboradores para na construção de um clima organizacional mais agradável para todos. “O FIC agrega com uma força diferente, porque integra todos os colaboradores, de todas as áreas, pra trabalhar ações de melhorias no ambiente de trabalho, contribuindo para um maior engajamento e maior valorização do colaborador”, destacou Crislaine.

O Programa FIC se utiliza de uma metodologia que considera o desenvolvimento e o progresso a partir da valorização do capital humano, analisando e implementando ações que compreendem dimensões da vida pessoal e profissional, acesso à cultura e lazer, vida em comunidade, meio ambiente entre outras.

“Quando uma cooperativa busca implementar o programa, significa que elas querem entender o que pode ser feito para melhorar o ambiente de trabalho, e por isso fazemos um diagnóstico do equilíbrio do que mais importa para essas pessoas e, a partir disso, temos o índice da felicidade dessa pessoa e também da própria cooperativa”, afirmou Cristine Tomiazzi, facilitadora FIC e cooperada da Pluricoop, cooperativa parceira do Sescoop/PR na implantação do Programa nas cooperativas.

De acordo com o presidente da cooperativa, Antonio Carlos Cardoso, o programa chega à Unimed em um momento muito oportuno e necessário, visando conscientizar os colaboradores sobre como a felicidade e a saúde mental estão intrinsecamente ligadas. “Eu acredito que quando esses colaboradores se conscientizam da importância de ser e estar feliz no ambiente de trabalho, em casa, em momentos de lazer, isso faz a diferença no seu dia a dia, e claro, impacta em bons resultados no âmbito pessoal e profissional, potencializando ainda mais a satisfação dessas pessoas”, explicou Cardoso.

O lançamento do Programa FIC, na Unimed Campo Mourão, foi marcado com um evento de dois dias, para oportunizar a participação dos mais de 300 colaboradores da cooperativa, além da Diretoria Executiva e gerências. Durante o cerimonial, o grupo Sou Arte realizou diversas apresentações temáticas exclusivas para o programa, as quais interagiam com os colaboradores, proporcionando descontração e integração. 

O que é o Programa FIC?

O Programa Felicidade Interna do Cooperativismo é uma metodologia adaptada de um indicador real, o Felicidade Interna Bruta (FIB), modelo de progresso que surgiu no Butão, país asiático, na década de 1970. “Quando foi criado, o país acreditava apenas indicadores econômicos, como o PIB, por exemplo, não eram suficientes para medir o desenvolvimento, e por isso foi criado o FIB, que, em resumo, diz que pessoas felizes produzem mais”, explicou Cristiane Tomiazzi.

Desde sua criação, o FIB já foi adotado por outros países como França, Inglaterra e Canadá, como forma de promover o bem-estar social da população por meio de políticas públicas. Não à toa, a felicidade como equilíbrio de vida e autoconhecimento tornou-se assunto tão importante, que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou, em 2012, o dia 20 de março como Dia Internacional da Felicidade.

No Brasil, o programa foi criado em 2013 pelo Comitê Nacional de Promoção Social do Sescoop Em 2014, o Sescoop Nacional coordenou a fase de teste da metodologia em cinco estados: Amazonas, Pará, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Após esse período, o programa continuou em pleno funcionamento no Paraná e em Minas Gerais. E, em 2021, o Sistema OCB realizou o lançamento do FIC para todo o país, com o desafio de ampliar o número de unidades estaduais, cooperativas e beneficiários, além de tornar o programa reconhecido nacionalmente.

O Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC) foi instituído por entender que a essência do FIB dialoga com os princípios cooperativistas, contribuindo para uma melhora significativa no ambiente de trabalho, gerando resultados positivos na vida pessoal e profissional dos colaboradores e da própria cooperativa.

Até o momento, no Paraná, o FIC já foi implantado em 18 cooperativas, que apresentaram resultados positivos, por meio de diversas ações que transpassaram as barreiras institucionais, reiterando a relevância do programa. “Ficamos muito felizes que aqui na região a Unimed Campo Mourão é a primeira a implementar o programa de felicidade no cooperativismo para fazer proveito desse modelo de progresso do clima organizacional”, afirmou a coordenadora de cooperativismo do Sescoop/PR, Eliane Goulart.

O programa prevê uma jornada de trabalho de aproximadamente um ano e meio, e contará com o apoio do Comitê FIC e dos felicitadores, que são colaboradores da própria cooperativa encarregados de disseminarem os valores do programa dentro do ambiente de trabalho. Na Unimed Campo Mourão, o grupo conta com mais de 40 felicitadores, divididos entre os setores e unidades, como sede administrativa, clínicas e hospital. (Assessoria de Imprensa Unimed Campo Mourão)

Conteúdos Relacionados