ENCONTRO DE NÚCLEOS I: Região Centro-Sul abre a 58ª edição do evento e reúne 85 líderes de 20 cooperativas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A 58ª edição do Encontro de Núcleos Cooperativos do Sistema Ocepar foi aberta na manhã desta segunda-feira (08/11), em formato on-line, reunindo 85 lideranças cooperativistas, de 20 cooperativas (de seis ramos econômicos) da região Centro-Sul do Paraná. O evento tem por objetivo discutir temas de relevância para a melhor organização e desenvolvimento do setor, com foco também nas demandas de cada regional. O encontro foi aberto pelo coordenador do Núcleo Centro-Sul e diretor da Ocepar, Frans Borg, e pelo presidente da cooperativa Agrária, e também diretor da Ocepar, Jorge Karl. Representaram o Sistema Ocepar, o presidente José Roberto Ricken, os superintendentes da Fecoopar, Nelson Costa, do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e da Ocepar, Robson Mafioletti, juntamente com suas respectivas equipes de trabalho.

Diálogo - Segundo Frans Borg, o Encontro de Núcleos é uma oportunidade importante para que os cooperativistas discutam questões que trazem impactos ao setor. “Esses espaços de diálogo e debate nos dão um rumo a seguir, um norte para que os nossos pensamentos se direcionam ao futuro. É fundamental que as lideranças tragam suas demandas em relação ao trabalho da Ocepar e OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), porque todos temos responsabilidades para que o sistema cooperativista se mantenha na função de contribuir para desenvolver o cooperativismo do Paraná”, afirmou.

Intercooperação - O presidente da Agrária falou sobre o cenário econômico e os desafios que o setor terá em 2022, com o impacto da alta nos índices de inflação, que geram maior pressão nos custos das cooperativas. O dirigente também abordou os trabalhos da cooperativa nos aspectos de certificações e avaliou ainda os resultados da viagem de lideranças do setor para a ExpoDubai, além dos avanços nos projetos de intercooperação. “Percebemos um potencial grande de ganhos nas alianças estratégicas entre cooperativas. Essas parcerias devem ser incentivadas, pois trazem mais benefícios do que a concorrência e a competição. É preciso pensar na melhoria da rentabilidade do cooperado como um objetivo maior, não apenas com o foco em aumentar faturamento ou em outros aspectos superficiais. Estamos num constante processo de aprendizagem”, explicou Jorge Karl.

Planejamento - O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, destacou a importância do Encontro de Núcleos, como um evento que promove o diálogo, gera aproximação e intercâmbio de informações entre os cooperativistas paranaenses. O dirigente ressaltou a força e o alcance do cooperativismo do centro-sul. “Temos nesta região cooperativas com uma história de pioneirismo, dinamismo, trabalho e inovação, sendo importantes indutoras de desenvolvimento social e econômico”, afirmou. “Nesta semana vamos debater também os direcionamentos práticos de ações do PRC200, o planejamento estratégico do cooperativismo do Paraná”, disse.

Programação - Logo após a abertura, o professor da Universidade Mackenzie, Pedro Martins, ministrou palestra com o tema “Estratégia de Desenvolvimento no Cenário Global”. Na sequência, Cláudio Shimoyama, do grupo Datacenso, falou sobre a “Pesquisa de Imagem e Posicionamento das Marcas das Cooperativas do Paraná”. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, fez uma apresentação sobre os projetos do Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200. Depois, houve espaço para a manifestação dos representantes das cooperativas da região.

Presenças - O Encontro de Núcleos Cooperativos da região centro-sul contou com as presenças do diretor da Ocepar e presidente da Federação Unimed Paraná, Paulo Roberto Faria, do presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dasenbrock, do conselheiro do Sescoop e diretor da Fecoopar, Luiz Roberto Baggio, que também é presidente da cooperativa Bom Jesus; do presidente da Witmarsum, Artur Sawatzky, e de Popke Ferdinand Van Der Vinne, presidente da Sicredi Campos Gerais.

Agenda - A próxima reunião do Encontro vai acontecer nesta terça-feira (09/11), com as cooperativas do Sudoeste, tendo a Coagro e Sicredi Fronteiras PR/SC/SP como anfitriãs; no dia 10, a Coamo e a Credicoamo serão as anfitriãs do evento com cooperativistas do Noroeste e Norte; e, no dia 11, haverá a participação de lideranças do Oeste, com a Lar e Lar Credi como anfitriãs. O Sistema Ocepar promove duas rodadas dos Encontros de Núcleos ao ano. A primeira ocorreu em março, juntamente com as pré-assembleias.

Conteúdos Relacionados