Cresol recebe etapa do Projeto Conhecer para Cooperar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cresol 24 09 2025A Cresol recebeu, dia 22 de setembro, em Francisco Beltrão (PR), a 5ª etapa do Projeto Conhecer para Cooperar – Ramo Crédito, realizado pelo Sistema OCB com o objetivo de proporcionar a agentes formuladores de políticas públicas uma imersão nas práticas e experiências do setor.

A iniciativa reúne representantes do Banco Central, BNDES, Ministério da Agricultura (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério da Fazenda, além de lideranças dos sistemas cooperativos, das cooperativas independentes, do FGCoop e do GT Executivo do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (Ceco). 

Os participantes iniciaram o dia com uma visita técnica à sede da Cresol Baser e filial da Cresol Confederação, onde puderam conhecer mais sobre a atuação da cooperativa e características do modelo de negócios que prioriza o desenvolvimento dos cooperados.

Na recepção, o presidente da Cresol Baser, Alzimiro Thomé, destacou a história de 30 anos da Cresol e a oportunidade de contribuir com o projeto. “Temos a alegria de receber esse grupo aqui, onde a Cresol nasceu e onde continua muito próxima dos cooperados, e de participar desses momentos que debatem e fortalecem o cooperativismo”.

Também estiveram presentes o presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri; o vice-presidente, Adriano Michelon; o diretor-executivo, Marcio Falcão; e a diretora de Operações da Cresol Baser, Andressa Castro.

O cooperativismo em prática

À tarde, o grupo foi a campo para conferir ações da Cresol na prática. Na primeira visita, conheceram a propriedade do jovem casal Katryell Scopel e Leticia de Mello, no município de Marmeleiro.

Após alguns anos estudando e morando em outras cidades, o engenheiro agrônomo e a médica veterinária decidiram empreender, voltaram para o Sudoeste do Paraná e iniciaram as atividades no ramo de hortaliças.

Hoje, a produção de alface, cheiro-verde, couve e outras variedades já tem venda garantida e o casal planeja expandir a estrutura. O apoio da Cresol, além das linhas de crédito, chega também por meio do programa Empreendedorismo, que leva orientação e assistência técnica para o desenvolvimento do negócio.

Na sequência, os participantes do Projeto Conhecer para Cooperar visitaram a agroindústria Queijos Vênetto, um empreendimento familiar que produz queijos finos, sem aditivos e sem conservantes químicos. Em maio de 2025, o queijo parmesão da marca conquistou a medalha de prata no Concurso Queijos do Paraná.

A Vênetto também integra a Rota do Queijo do Paraná, uma iniciativa para dar visibilidade à produção do Estado e destacar as características regionais do produto. 

Papel estratégico do projeto

Segundo Clara Maffia, gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, o projeto cumpre papel estratégico para o futuro do setor. “Cada etapa amplia a compreensão de como o cooperativismo de crédito se estrutura e responde às demandas da sociedade. Essa vivência em campo é essencial para fortalecer a construção conjunta de políticas públicas que possam gerar impacto positivo para os cooperados e para o país”, destaca. 

O presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, agradeceu à OCB pela oportunidade de participação no projeto e aproximação entre as lideranças. “Momentos como estes nos possibilitam mostrar elementos da nossa história, indicadores, projetos voltados para a comunidade e projetarmos também o futuro. E nos permitem fortalecer as nossas relações, as nossas parcerias, porque o cooperativismo é isso, essa troca”, disse Cledir. (Assessoria de Imprensa Cresol, com informações do Sistema OCB)

Conteúdos Relacionados