COOPERJOVEM: Marcos Meier fala de saúde socioemocional para educadores das escolas parceiras da Castrolanda

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Saúde socioemocional dos professores e alunos, como minimizar as novas condições de comportamento na escola. Esse foi o tema da palestra apresentada pelo mestre em Educação, Marcos Meier, para aproximadamente 600 educadores, virtualmente, no dia 16 de abril, e transmitida pelo canal da Cooperativa Castrolanda no Youtube, alcançando mais de 1.750 visualizações.

Fortalecimento - A iniciativa, promovida com apoio do Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, faz parte da estratégia da Castrolanda visando ao fortalecimento do Programa Cooperjovem em 2021. O evento foi prestigiado por professores da rede municipal de ensino de Castro e Piraí do Sul, na região paranaense dos Campos Gerais, e contou também com convidados de outros municípios da área de atuação da cooperativa.

Desafios - Em seu pronunciamento, o presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman, destacou a importância de se falar sobre educação em tempos de pandemia, ressaltando ainda os grandes desafios dos educadores, que têm o importante papel de conduzir os alunos por um caminho do bem, do aprendizado e da boa convivência.

Temas relevantes - A coordenadora do Programa Cooperjovem no Paraná, Fabianne Ratzke, mediou a live e lembrou que o Programa Cooperjovem, da qual a Castrolanda faz parte desde 2007, prima por tratar de temas relevantes e de impacto para o dia a dia dos educadores, podendo, assim, tornar a rotina deles mais leve e fazendo com que as cooperativas estejam sempre próximas das Secretarias de Educação e escolas parceiras.

Escolha do tema - O responsável pelo Cooperjovem na Castrolanda, o assistente de Cooperativismo Jhonatan Bonfim, lembrou que o tema do evento de 2021 foi definido em reuniões com as Secretarias de Educação de Castro e Piraí do Sul. “Um olhar voltado para a educação fortalece estas parcerias tão importantes para nós. Também procuramos evidenciar na prática alguns dos princípios do cooperativismo”, afirma.

Mais eventos - Ainda de acordo com ele, para este ano estão planejados mais encontros com os educadores que participam do Cooperjovem, abordando a nova realidade enfrentada por professores e alunos, além do relacionamento entre escola e família. Jhonatan afirma que Programa vem crescendo na área de atuação da Castrolanda e atualmente abrange 28 escolas. “O objetivo é expandir o Cooperjovem para outras cidades em que a cooperativa está presente, sempre priorizando a qualidade e a excelência do Programa”, acrescenta.

Contribuição - A supervisora de Relacionamento com o Cooperado da Castrolanda, Roselia Gomes, avaliou positivamente a realização da palestra. “A pandemia está desafiando a sociedade quanto à criatividade, para que possamos superar momentos difíceis enfrentados em relação à saúde física e emocional. Acreditamos que o evento contribuiu com os educadores em seu cotidiano. Agradecemos a parceria do Sescoop/PR e Secretarias de Educação e ao mestre Marcos Meier pelo sucesso atingido com a iniciativa”, declara.

O Programa - O Programa Cooperjovem tem como propósito disseminar a cultura da cooperação no ambiente escolar e na comunidade ao seu entorno. No Paraná, é executado pelo Sescoop/PR em parceria com mais de 20 cooperativas, abrangendo 34 mil alunos, 2.200 educadores e 348 escolas localizadas em 66 municípios paranaenses.

 

Conteúdos Relacionados