Cooperativismo: soluções sustentáveis para um mundo melhor

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

sisprime 10 07 2025*Cleomir Kuhnen

O cooperativismo vai além de uma alternativa econômica. Ele representa um modelo de negócios centrado nas pessoas, capaz de gerar prosperidade, desenvolvimento regional e bem-estar social. No cooperativismo de crédito, esse impacto é ainda mais evidente: ao promover o acesso a serviços financeiros justos e à educação financeira, contribuímos para escolhas mais conscientes e para o fortalecimento da autonomia de nossos cooperados.

No dia 5 de julho, celebramos o Dia Internacional do Cooperativismo, ocasião em que reafirmamos o compromisso global com os princípios cooperativistas e com a construção de soluções sustentáveis para os desafios contemporâneos. Neste ano, a celebração carrega um significado ainda mais especial: a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, reconhecendo o impacto positivo que esse modelo de organização promove em escala global, com base na inclusão, na cooperação e no compromisso com as pessoas.

E ainda teremos mais um importante momento de mobilização: no dia 30 de agosto, acontece o Dia de Cooperar (Dia C) — uma ação nacional que evidencia o 7º princípio cooperativista: o interesse pela comunidade. Com o convite “bora cooperar por um mundo melhor”, o Dia C reúne cooperativas de todo o Brasil em iniciativas sociais e ambientais que geram impacto positivo nas comunidades onde atuam.

União que gera resultados

A essência do cooperativismo está na participação ativa dos cooperados. Quanto maior o engajamento, maior o retorno coletivo. Estudo realizado pelo Sistema OCB, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), revelou que a cada R$ 1,00 movimentado em crédito nas cooperativas de crédito, há um impacto de R$ 2,56 na atividade econômica brasileira.

Esses números evidenciam que o cooperativismo de crédito é um instrumento eficaz para impulsionar o desenvolvimento local, reduzir desigualdades e promover a inclusão financeira. Mas esse impacto só se concretiza com a participação ativa de cada cooperado, que ao utilizar os produtos e serviços da sua cooperativa, fortalece um modelo que prioriza pessoas acima do capital. 

Educar para cooperar, cooperar para transformar

Nas cooperativas, acreditamos que educação financeira e cooperação caminham juntas. Por isso, investimos em iniciativas que ampliam o conhecimento dos cooperados e incentivam escolhas conscientes. Um sistema financeiro mais justo e sustentável se constrói com informação, engajamento e confiança mútua.

Em um mundo que busca equilíbrio entre resultados econômicos e impacto social, o cooperativismo de crédito mostra que é possível crescer com propósito. E é com essa convicção que seguimos cooperando todos os dias por um futuro mais justo, sustentável e humano.

*Cleomir Kuhnen é profissional da Sisprime do Brasil, com certificação CFP®

Conteúdos Relacionados