Cooperativas recebem homenagem na Câmara Municipal de Arapoti (PR)
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na segunda-feira (22/09), as cooperativas de Arapoti (PR) foram reconhecidas em sessão solene realizada pela Câmara Municipal, em alusão ao Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Com o tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, o evento destacou a relevância do movimento cooperativista para o desenvolvimento sustentável.
Para a homenagem, estiveram presentes representantes das quatro cooperativas com sede na cidade: Capal Cooperativa Agroindustrial, Ceral – Cooperativa de Infraestrutura de Arapoti, além das cooperativas de crédito Sicredi e Sicoob.
A vereadora Maria Olívia Depizzoli Zacharias, uma das propositoras da moção de aplauso, destacou a relevância das cooperativas para o município: “Vocês são a força que move a nossa cidade. Grande parte do nosso município, de nossas famílias, vivem de alguma forma pelas cooperativas, traz delas o seu sustento, o seu rendimento”. A parlamentar ressaltou ainda a força da cooperação. “Se pensarmos no próprio termo cooperar, que palavra belíssima: cooperação, ajuda. Juntos, com certeza, somos mais fortes, e vocês têm demonstrado isso todos os dias”, afirmou.
Capal celebra 65 anos e reforça impacto do cooperativismo
Para a Capal, a moção de aplauso coincidiu com um marco histórico: a comemoração dos 65 anos de fundação da cooperativa, completados em 19 de setembro. “É um momento muito importante para a vida do município de Arapoti. A história da Capal e a do município se confundem uma com a outra. Passamos por muitos desafios ao longo desses 65 anos, mas todos foram vividos com intensidade e enfrentados de forma firme. Em nenhum momento a Capal deixou de investir em Arapoti. Hoje, estamos aplicando mais de R$45 milhões no município”, ressalta o presidente executivo da Capal, Adilson Roberto Fuga.
O presidente do Conselho de Administração da Capal, Erik Bosch, destacou que o impacto do cooperativismo ultrapassa os limites da cidade, promovendo o desenvolvimento social e econômico das regiões em que as cooperativas estão presentes. “Onde tem cooperativa, tem inclusão social. Tem paz no campo. Tem crescimento econômico das comunidades onde elas atuam. Não são só palavras ou frases bonitas. É algo dito pela ONU, e é algo verdadeiro. Não é algo só aqui no Paraná, é no mundo. Quanto valem as nossas cooperativas? Elas valem o futuro. Nós temos que manter a união e trabalhar sempre em conjunto”, observa.
Poder executivo destaca papel das cooperativas
A moção de aplauso foi proposta pela Câmara Municipal, mas o poder executivo também marcou presença na solenidade, representado pelo vice-prefeito de Arapoti, Jan Roelof Pot. Em seu discurso, ele destacou a importância das cooperativas para o desenvolvimento econômico e social do município:
“Não restam dúvidas de que, sem o suporte das cooperativas, seja na área econômica, mercantil, financeira ou na distribuição de energia, não teríamos alcançado o mesmo êxito. É de grande destaque a governança e os valores que vocês preservam desde o início. A Capal completou 65 anos recentemente, e, no fim do ano, nosso município comemora 70 anos. Então, são instituições que caminham lado a lado e permitiram que Arapoti ocupasse hoje uma posição de grande destaque na produção agrícola e agropecuária”, enfatiza.
Segundo o Sistema Ocepar, entidade que representa e fomenta o cooperativismo no Paraná, o estado tem hoje 227 cooperativas, com mais de 4 milhões de cooperados. Além disso, as cooperativas do estado geram 146 mil empregos, e geraram faturamento de mais de R$205 bilhões em 2024.
Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Com 65 anos de história, a Capal conta atualmente com mais de 3,8 mil produtores associados. A área assistida ultrapassa 178 mil hectares, abrangendo 82 municípios nos estados do Paraná e de São Paulo. Com 23 unidades de negócio e uma cadeia agrícola diversificada, a cooperativa recebe 740 mil toneladas de grãos por ano – com destaque para soja, milho, trigo e cevada –, produz 226 mil toneladas de ração anualmente e comercializa 12 milhões de litros de leite por mês, além de 34 mil toneladas de suínos por ano. A cafeicultura vem ganhando relevância nas atividades, com comercialização que ultrapassou 1 milhão de sacas de café em 2025. Guiada pelo propósito de unir pessoas, produzir alimentos e contribuir para um mundo melhor, a Capal desenvolve suas atividades com base nos princípios do cooperativismo. (Assessoria de Imprensa Capal)
FOTO: Alessandra Heuer / Capal