Featured

Cooperativa Tradição promove visita de cooperados à UBS em Pato Branco

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 3

Com o objetivo de estreitar laços com os cooperados e reforçar o sentimento de pertencimento, a Cooperativa Agroindustrial Tradição promoveu, nesta semana, uma visita técnica à sua Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), em Pato Branco. Participaram cooperados dos municípios de Pato Branco, Renascença, Mariópolis, Candói e Coronel Vivida, que puderam conhecer de perto todo o processo de produção das sementes Tradição, desde o recebimento dos grãos até o envase final, após o tratamento.

Durante a visita, os cooperados passaram pelo LAS (Laboratório de Análise de Sementes), pelas áreas de expedição e industrial, onde acompanharam os processos tecnológicos aplicados na unidade, considerada uma das mais modernas do país. A visita foi conduzida pelo gerente de Organização do Quadro Social (OQS), Cleocimar Pereira, com o apoio do gerente de operações da UBS, Alcione Lorenset, do gerente da UBS Clésio Dalbosco e do coordenador de qualidade Yan Paulo Paglia. “Essa aproximação é essencial para que nossos cooperados entendam a complexidade e a seriedade do trabalho realizado na produção de sementes. Muitos deles possuem campos de sementes e têm papel direto na cadeia produtiva. Mostrar como os processos são feitos fortalece a confiança e valoriza a qualidade que entregamos ao mercado”, destaca Pereira.

Durante o encontro, foram discutidas também as exigências e certificações necessárias para o beneficiamento de sementes, além da apresentação das tecnologias empregadas em cada etapa da produção. Atualmente, a Tradição Sementes é responsável por 11% de participação nos mercados em que atua, sendo reconhecida pela alta qualidade, adaptabilidade e credibilidade construída junto ao agricultor.

Para o cooperado Evandro Patussi da Fonseca, de Coronel Vivida, a experiência foi reveladora. “A gente não imagina o nível de tecnologia envolvido na produção de sementes. Ver de perto como tudo é feito nos dá mais segurança de que o que está dentro do saco é, de fato, aquilo que a cooperativa garante. Recomendo que mais cooperados participem, porque é um conhecimento importante sobre a base da nossa produção”, afirmou.

A OQS já organiza novas visitas imersivas às unidades industriais da cooperativa, com o propósito de fortalecer a transparência, compartilhar conhecimento e valorizar o trabalho realizado pelos cooperados em prol da produtividade e sustentabilidade do campo. (Assessoria de imprensa Tradição)

Conteúdos Relacionados