Cooperadas e funcionárias da Coopertradição visitam a Casa do Cooperativismo Paranaense
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na última sexta-feira (20/09), o Sistema Ocepar recebeu um grupo de 30 mulheres do Núcleo Feminino da Coopertradição de Pato Branco, região sudoeste do Paraná. Organizada pela Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur), a visita faz parte do programa de imersão.
“Essa visita é muito importante para que elas entendam cada vez mais o cooperativismo”, afirma Eliane Negri, coordenadora do quadro social da cooperativa Coopertradição. E todas as ações e visitas técnicas, segundo a organizadora, são fundamentais para isso.
“O fortalecimento da presença e da voz feminina na cooperativa está muito em destaque em nossas ações. Precisamos e queremos muito que elas dentro da cooperativa, uma vez que ocupam um espaço muito importante tanto na propriedade quanto dentro da própria cooperativa”, completa a coordenadora da cooperativa pato-branquense.
Em Curitiba, na Casa do Cooperativismo Paranaense, as 20 cooperadas e dez funcionárias da Coopertradição foram recepcionadas pelo presidente José Roberto Ricken, e pelos superintendentes Robson Mafioletti, do Sindicato e Organização da Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), e Leonardo Boesche, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR).
“A casa do cooperativismo é a casa de todas elas”, afirma Boesche. Segundo ele, essa imersão é fundamental para que as cooperadas conheçam e ocupem ainda mais o cooperativismo. “É importante que a mulher participe e se mantenha dentro do processo da cooperativa. Essa presença reforça a promoção da equidade e traz a visão da mulher que é de educação, social, que são essenciais”, completa.
Para o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, o trabalho que o Sistema Ocepar realiza, junto com as cooperativas, de fortalecimento da liderança feminina está avançando e isso traz resultados positivos para todo o sistema. “Quando a mulher participa e entende todo o processo, tudo melhora”, diz.
A primeira palestra que elas tiveram foi ministrada pelo analista técnico do Sescoop/PR, Fernando José Mendes. Ele apresentou os números do cooperativismo no mundo, no Brasil e no Paraná, também falou do cenário atual e dos desafios que se apresentam a esse modelo econômico.
O segundo momento da visita foi conduzido por Diogo Tavares, analista de relações institucionais da Ocepar. Ele destacou as ações do Programa de Educação Política do Sistema Ocepar e falou ainda do trabalho de representação, principalmente reforçando os esforços do corpo técnico especializado na defesa dos interesses do cooperativismo em temas como Reforma Tributária, Plano Safra, Questões Ambientais e Desoneração da Folha.
Agradecida
Dona Euclair Maria Tonus era uma das cooperadas do grupo da Coopertradição. Ao final das palestras, ela estava agradecida pela qualidade das informações que receberam. “Gostamos muito de estar presente nos cursos, eventos e fazer parte da cooperativa, que é nossa segunda casa”, diz. Lembrando que a agricultura é a atividade que sustenta o país, ela ainda reforça o quão importante são as mulheres nesse contexto. “Na Coopertradição temos um grupo muito bom”, garante.
Essa foi a visita de número 81, das 150 que estão planejadas para este ano, pelo Sescoop/PR. O roteiro começou com uma parada na tradicional Cooperativa Witmarsum, nos Campos Gerais. No sábado (21/09), elas ainda estiveram no Porto de Paranaguá, principal porto de escoamento da produção das cooperativas do estado.