Cooperadas da Coopertradição visitam a Cooperativa Agrária

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No último dia 14 de agosto, as cooperadas do Núcleo Feminino da Coopertradição realizaram uma visita à Cooperativa Agrária Agroindustrial, localizada no distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR). O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências e fortalecer os laços entre as cooperativas, destacando a importância do cooperativismo para o desenvolvimento sustentável e comunitário.

A diretora do Núcleo Feminino da Agrária, Isabelle Cristina Cury de Andrade Martins, enfatizou a satisfação em receber as cooperadas da Coopertradição. “A Agrária vê de forma muito positiva esse relacionamento. Antes de instituirmos o nosso núcleo feminino, fizemos imersões e visitas a outras cooperativas, mesmo durante a pandemia, de forma online. Então, receber as mulheres da Coopertradição é um motivo de muito orgulho e gratidão para nós", afirmou.

Setores

Durante a visita, as cooperadas da Coopertradição tiveram a oportunidade de conhecer diversos setores da Agrária. A programação iniciou-se com uma imersão no Centro Cultural, com a apresentação da história dos pioneiros e as raízes da cooperativa. Depois, passou pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa), local em que são realizadas as atividades de pesquisa e inovação da cooperativa.

À tarde, a visita se estendeu ao Centro de Eventos da Agrária, um espaço moderno, com uma arquitetura tradicional que remete aos moinhos de arroz, como forma de homenagem aos primeiros cultivares trazidos pelos antepassados da cooperativa. Completando o tour, as cooperadas conheceram a maltaria, onde acompanharam o processo de industrialização do malte, desde o campo até a produção final e a Akademie Ireks e Agrária, que é um moderno centro de treinamento e desenvolvimento de produtos para os segmentos de panificação, confeitaria e cervejaria, respectivamente.

A cooperada da unidade de Candói, Roseli Teresinha Ternoski Bayer, compartilhou que a visita foi uma experiência muito interessante. "Eu não imaginava que seria tudo isso que a gente viu. Foi pouco tempo para tanta informação. A história deles, o que vimos no museu, tudo é muito lindo", disse Roseli.

Ela ressaltou ainda, a importância da iniciativa da Coopertradição em proporcionar essa oportunidade às cooperadas, destacando o impacto positivo que o conhecimento adquirido trará às suas práticas cooperativistas.

A cooperada da unidade de Renascença, Tatiana dos Santos Carminatti contou que foi uma visita sem igual, que agregou muito conhecimento e percepção sobre o ramo do cooperativismo.

“Pra mim foi transformador e foi a confirmação do trabalho que a gente faz em casa, com os filhos, ensinando sobre a importância da família estar sempre junto, trabalhando junto, porque sozinho nunca se constrói nada. Por mais que a gente ache que não precisa, sempre tem que ter alguém pra ajudar e nunca abandonar o começo de tudo”, frisou ela.

Ela também destacou a iniciativa da Coopertradição em levar as mulheres cooperadas para a visita. “Geralmente, quando você fala, por exemplo, de qualquer outro tipo de cerealista particular ou de cooperativa de grãos, de forma particular, na cabeça de algumas pessoas pode soar como uma competição entre si. Mas quando a gente vê uma cooperativa, como a Coopertradição, trazer as suas associadas para conhecer o trabalho de outra cooperativa é muito interessante e como dizem os mais antigos: tem lugar para todo mundo e isso é o espírito cooperativista”, declarou.

Presença

A visita à Agrária soma-se às iniciativas que a Coopertradição vem desenvolvendo, com a finalidade de multiplicar a atuação e a presença das mulheres na cooperativa. Pois, o incentivo à participação das mulheres no cooperativismo é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento conjunto. (Assessoria de Imprensa Coopertradição)

Conteúdos Relacionados