COOPAGRÍCOLA: “50 anos de ajuda mútua, força e superação”
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Esta é a manchete principal da revista Coopagrícola, que descreve o histórico da cooperativa nas últimas cinco décadas e que foi autografada pelo presidente Gabriel Nadal e entregue ao presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, e aos prefeitos de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho, de Palmeira, Altamir Sanson e de Ipiranga, Luiz Carlos Blum, na quarta-feira (29/05), durante a solenidade de comemoração os 50 anos de sua fundação. Evento que contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas, entre dirigentes, cooperados e convidados no Clube Ponta Lagoa, em Ponta Grossa.
Fomento - Para o presidente Gabriel Nadal esta data é muito significativa, não só para a cooperativa e seus cooperados, mas também para a cidade de Ponta Grossa. “A Coopagrícola teve e tem um papel fundamental no fomento da agricultura nos Campos Gerais. Ela nasceu para atender aos anseios de um grupo de 40 produtores da região e cresceu com a cidade. Devemos muitos aos pioneiros que, numa época de dificuldades (década 1960), acreditaram na filosofia da cooperação para suplantar tantos desafios”.
Parcerias - O dirigente fez questão de mencionar algumas pessoas que contribuíram de forma significativa para a que a Coopagrícola atingisse seus objetivos: “Destaco um dos pioneiros, Antonio Checchia, que organizou os primeiros passos da cooperativa. Também, Manoel Henrique Pereira, o Nono Pereira, que, com o incentivo do plantio direto, mudou todo o perfil do cultivo de grãos, de forma viável economicamente e sustentável. Nadal ressaltou ainda o importante apoio do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, quando ainda em 1976 era coordenador do Sistema de Extensão Rural da antiga Acarpa (hoje Instituto Emater) e que tanto contribuiu para que a cooperativa superasse as dificuldades daquela época. O presidente da Coopagrícola também lembrou das parcerias realizadas ao longo dos anos com as cooperativas da região e agradeceu os dirigentes de algumas delas que estavam presentes no evento: Unimed, Uniodonto, Batavo, Castrolanda, Unicastro, Camp, Witmarsum, Capal, Coodetec e Cooperponta.
Significado importante - Para o presidente do Sistema Ocepar, que foi convidado a falar na solenidade, a Coopagrícola, apesar de ser uma cooperativa pequena, “tem um significado importante no contexto do cooperativismo paranaense pela força da união dos pioneiros, da atual e das diretorias anteriores, no esforço da construção de um cooperativismo forte e baseado nos princípios da cooperação”, frisou João Paulo Koslovski. O prefeito de Ponta Grossa e o arcebispo, Dom Sérgio Arthur Braschi, também usaram da palavra para enaltercer a importância da cooperativa para a cidade de Ponta Grossa e toda região.
Homenagens - Durante as festividades foram prestadas homenagens aos pioneiros, empresas parceiras, funcionários e entidades, entre elas o Sistema Ocepar. Também foram entregues medalhas aos jovens que participaram do concurso de redação do Programa Cooperjovem, desenvolvimento pela cooperativa em parceria com o Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná – Sescoop PR.