ComunicaCoop termina com destaque para força do Cooperativismo no Paraná
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O Fórum de Comunicação das Cooperativas Paranaenses, ComunicaCoop, terminou nesta quinta-feira (7/11), com demonstração da força do cooperativismo no Paraná. O superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, apresentou os números do estado, que atestam a relevância dos negócios.
“Hoje temos 225 cooperativas, que representaram 202 bilhões de faturamento, ou 1/3 do cooperativismo no Brasil. O Paraná tem 62 cooperativas de agro, 36 de saúde, 54 de crédito, 19 de infraestrutura, sete de consumo, 15 de trabalho, produção de bens e serviços, e 32 de transporte. São 3,5 milhões de cooperados, 139 mil empregos diretos, com R$ 9,5 bilhões de resultados líquidos”, demonstrou.
O superintendente ressaltou que, mesmo diante de um cenário positivo para o cooperativismo, ainda há espaço para crescer. “Existem oportunidades para expandir mercado. Até 2050, o mundo vai precisar de 60% mais alimentos. O Brasil pode suprir 40% dessa demanda, só precisamos melhorar nossos sistemas. Temos uma produção sustentável e estamos trabalhando para a Certificação Paraná Cooperativo, para que todas as nossas propriedades tenham acompanhamento de assistência técnica. Vamos mostrar para o mundo o que já fazemos para que nossos produtos sejam ainda mais valorizados.”
Plano Paraná Cooperativo
Para crescer, é preciso planejar. Com esse foco, o superintendente Robson Mafioletti apresentou o Plano Paraná Cooperativo 300 (PRC 300) e o Plano Paraná Cooperativo 500 (PRC 500), cujos objetivos são chegar ao faturamento de R$ 300 bilhões, em 2026, e R$ 500 bilhões, em 2030.
“Uma de nossas estratégias é fortalecer a comunicação. Queremos formar profissionais nas principais tendências de comunicação e marketing, realizar o diagnóstico de boas práticas, elaborar Manual de Procedimentos de Gestão de Risco de Imagem. Queremos profissionais cada vez mais preparados, bem treinados. Para também atuar com a gestão de crises, por exemplo.”
Um dos destaques dos PRCs 300 e 500 é o planejamento para investir em marketing cooperativo. “Precisamos de recursos para fazer campanhas. Queremos demonstrar para sociedade os princípios e valores do cooperativismo; realizar campanhas anuais de marketing para divulgação do “Somos Coop”. Vamos pensar em campanhas integradas com cooperativas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, juntamente com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)”, observou.
O coordenador de comunicação do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, apresentou o planejamento para os próximos anos. “Em 2025, vamos realizar dois Fóruns de Comunicação: em abril, em Carambeí, para comemorar os 100 anos da Frísia, e, em outubro, em Londrina, na Unimed. Em 2026, iremos para Guarapuava, no mês de outubro, com evento agendado na Cooperativa Agrária Agroindustrial. Para 2027, iremos a Medianeira, em evento na Frimesa, que vai comemorar 50 anos de história”, explicou.
Samuel também repassou as diretrizes do calendário oficial da OCB para 2025, com destaque especial para definição de dias distintos para celebração do Dia Internacional do Cooperativismo (Coops Day) e do Dia de Cooperar (Dia C). Em 2025, o Dia Internacional do Cooperativismo será celebrado no primeiro sábado de julho, dia 5, enquanto o Dia C será no último sábado de agosto, dia 30.
Outro ponto relevante foi a ênfase da divulgação estratégica de 2025 como Ano Internacional das Cooperativas, conforme escolha da Organização das Nações Unidades (ONU). O tema da campanha de comunicação será “Cooperativas constroem um mundo melhor”. É com esse slogan que serão realizadas as iniciativas de comunicação, incluindo a Campanha Somos Coop.