Comitiva indiana conhece cooperativismo brasileiro
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sistema OCB recebeu, entre os dias 19 e 22, uma comitiva da Índia, que veio ao Brasil para estreitar laços com o país e trocar experiências com algumas das cooperativas mais proeminentes no cenário nacional e internacional. Organizada pelo Ministério das Cooperativas de Karnataka, a missão indiana trouxe três delegados de uma região conhecida por seu expressivo movimento cooperativista.
Paraná
Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de conhecer, de perto, o funcionamento e as boas práticas de cooperativas brasileiras que são referências em suas áreas de atuação. No Paraná, visitaram a Cooperativa Lar e o Sistema Cresol, reconhecidos por sua sólida atuação no cooperativismo agropecuário e financeiro, respectivamente.
Santa Catarina e São Paulo
Em Chapecó, a delegação foi recebida na sede da Aurora Alimentos, um dos maiores complexos agroindustriais de cooperativas do Brasil, que se destaca internacionalmente pela sua eficiência e inovação. A missão foi concluída em São Paulo, onde os visitantes conheceram o Sistema Uniodonto do Brasil, um exemplo de sucesso no cooperativismo de saúde; e a Coop, cooperativa de consumo, considerada a maior do segmento na América Latina.
A Índia é um dos países mais relevantes do cooperativismo internacional. Segundo a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), o país conta com cerca de 800 mil cooperativas e aproximadamente 300 milhões de cooperados, que demonstram a força e a capilaridade do movimento no país indiano.
Momento estratégico
A visita da comitiva ao Brasil ocorre em um momento estratégico, já que a Índia se prepara para sediar a Conferência e a Assembleia Geral da ACI em novembro, em Nova Delhi. Este evento irá marcar a abertura do Ano Internacional das Cooperativas, um período que promete mais integração e desenvolvimento para o movimento em todo o mundo. A troca de conhecimentos e experiências entre os dois países, portanto, reforça o compromisso de ambos em promover um cooperativismo forte, sustentável e cada vez mais conectado globalmente. (Sistema OCB)