Comitiva da Sicredi Aliança PR/SP visita a sede do Sistema Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Aproximadamente 80 pessoas, entre diretoria, coordenadores de núcleo, conselheiros e comitê de mulheres da Sicredi Aliança PR/SP visitaram, nessa terça-feira (23/09), a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. Eles foram recebidos pela diretoria executiva, que apresentou um panorama do cooperativismo paranaense e as atividades exercidas na representação das cooperativas.
No início do evento, o superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, falou sobre o contexto da criação da cooperativa, que acompanhou de perto. Segundo ele, entre o final dos anos 1970, e início dos anos 1980, a agricultura passava por um momento muito difícil, com endividamento dos produtores rurais. O Rio Grande do Sul começou um movimento de reerguer o cooperativismo de crédito, no que foi seguido pelo Paraná. “No início de 1982, a Ocepar assumiu o processo junto com as cooperativas. Saímos por todo o estado divulgando o cooperativismo e, ao fim de quatro anos, tínhamos cerca de 15 cooperativas de crédito aprovadas pelo Banco Central”, contou.
O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, falou sobre a importância da organização no cooperativismo. “A razão de ser de uma cooperativa é gerar oportunidades aos cooperados, para sua família e comunidade, gerando autonomia e felicidade. Vocês têm uma responsabilidade enorme em fazer isso crescer e trazer mais gente para se integrar”, defendeu.
Ricken falou sobre vários investimentos do Sistema Ocepar pelo desenvolvimento do cooperativismo no estado. Entre eles, um planejamento estratégico para o cooperativismo, o PRC 300, que estima faturamento de R$ 300 bilhões para as cooperativas até 2027. Também a capacitação das equipes - são realizados, em média, 15 mil eventos por ano, além de 60 cursos de pós-graduação - e sete programas para incentivar a participação da juventude. “Se não prepararmos os jovens agora, não teremos liderança no futuro”, disse.
O presidente a Sicredi Aliança PR/SP, Fernando Fenner, agradeceu a recepção e falou sobre o valor dessa aproximação entre o Sistema Ocepar e as cooperativas. "Recebemos muitas informações sobre o que acontece nas cooperativas e os números que o cooperativismo paranaense já alcançou, além de uma aula do presidente Ricken sobre participação política e formação de lideranças”.
Educação Política
A coordenadora de Relações Institucionais, Daniely Andressa da Silva, apresentou o Programa de Educação Política que tem, entre os objetivos, sensibilizar sobre a importância do voto consciente; fortalecer a representação e defesa do cooperativismo em âmbito federal e estadual; atuar de forma mais organizada e estratégica; informar e valorizar as ações de defesa do cooperativismo. “É um trabalho para discutir o tema de maneira técnica, entendendo a importância do assunto para as cooperativas”, explicou.
Também participaram o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, e a coordenadora de Cooperativismo do Sescoop/PR, Eliane Goulart Festa.
FOTOS: Gisele Barão e Júlia Duda / Assessoria Comunicação Sistema Ocepar