COCARI I: Intercooperação com cooperativa goiana
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cocari está atuando no município de Cristalina (GO), por meio de uma gestão compartilhada com a Cooperativa Agropecuária do Cerrado (Coacer). Esta parceria de intercooperação conta com total apoio do Conselho de Administração e Fiscal da Cocari e foi estabelecida após uma profunda análise das condições financeiras e econômicas da cooperativa goiana. Com a gestão compartilhada, três profissionais se desligaram da Cocari para trabalhar na Coacer. Além disso, mensalmente, membros da diretoria da Cocari, inclusive o presidente Vilmar Sebold, viajam até Cristalina para dar andamento aos trabalhos administrativos. Membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal também contribuirão com a gestão por meio de teleconferências.
Antes do prazo - O gerente da Divisão da Coacer, Ronaldo Lopes Catarino, 35 anos, que atuou como auditor interno da Cocari durante aproximadamente sete anos, diz acreditar que o processo de saneamento financeiro e de gestão compartilhada seja concluído em menos tempo do que o prazo estipulado, que é de cinco anos. Passado esse período, os ativos e os passivos da Coacer serão totalmente incorporados à Cocari, conforme previsto na Lei 5.764/71, quando então estarão assegurados os direitos ao capital social dos cooperados da Coacer.
Objetivos - Os objetivos da Cocari em Goiás são: aumentar o recebimento de grãos e, consequentemente, obter maior renda; proporcionar mais segurança para os novos investimentos - a Fábrica de Rações precisa de grãos, e com o recebimento em Goiás a cooperativa reduzirá os riscos das intempéries do clima paranaense; oferecer aos cooperados e filhos de cooperados, que tenham interesse, alternativa e segurança para investir e atuar em Goiás; ter um ponto estratégico para possíveis negociações no Distrito Federal, já que Brasília fica a aproximadamente 130 km de distância. Como a região do Cerrado está em ascensão e as terras são produtivas, futuramente, a cooperativa tem chance de expandir os negócios na região. (Imprensa Cocari)