Cocamar reafirma compromisso com o desenvolvimento do extremo noroeste do PR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial participou, na manhã de sexta-feira (19/09), em Loanda, na região de Paranavaí, do 10º Encontro de Lideranças Para o Desenvolvimento Regional do Extremo Noroeste do Paraná, evento que reuniu prefeitos, parlamentares, representantes de entidades do setor e do governo do Estado.

Promovida pela Sicredi Rio Paraná, a iniciativa teve a finalidade de discutir propostas e apresentar reivindicações para o desenvolvimento da região. “Estamos trabalhando para que o extremo noroeste paranaense consiga explorar seus potenciais e sejam atendidas suas demandas”, comentou na abertura o presidente da cooperativa de crédito, Jorge Guedes.  

Cooperativismo

 O presidente executivo da Cocamar, Divanir Higino, foi um dos primeiros a se pronunciar. Ele abordou a importância do cooperativismo para o fortalecimento do setor agropecuário e fez menção à presença de décadas da cooperativa na região, onde mantém várias unidades voltadas ao recebimento da produção, comercialização de insumos agropecuários e prestação de assistência técnica aos produtores.

Programas

 “Reafirmamos o compromisso em ajudar a desenvolver a economia regional”, destacou Higino, ao citar que vários programas hoje consolidados foram implementados por iniciativa da Cocamar, entre os quais a introdução da citricultura na década de 1980 para trazer mais renda aos produtores e aos municípios, e o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Higino lembrou ainda que, mais recentemente, atendendo a uma gestão da Cocamar, o governo do Estado instituiu um programa para incentivar a irrigação como forma de impulsionar a atividade agropecuária na região.

Estabilidade da produção

O gerente técnico comercial de irrigação da Cocamar, Thassio Monteiro, também palestrou no evento. Ele destacou os benefícios de se contar com um sistema de irrigação na propriedade, ressaltando principalmente a estabilidade da produção.

“O produtor precisa decidir se deseja trabalhar com mais segurança ou continuar arriscando seu patrimônio a cada safra”, disse Thassio. E lembrou ainda que as adversidades climáticas têm sido recorrentes, trazendo muitos prejuízos para os produtores, municípios e a economia do estado.

Estímulos

 Falando também sobre irrigação, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Natalino Avance de Souza, informou que o governo estadual está estudando políticas públicas que estimulem ainda mais os produtores a investir nessa tecnologia. “O Paraná é o segundo maior produtor de alimentos do país, mas somente 5,4% de sua agricultura é irrigada”, comentou.

Anúncios

 Ao finalizar o encontro, o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, anunciou que algumas estradas vicinais do extremo noroeste vão receber pavimentação, assim como deve ser anunciada em breve a construção de pontes há muito reivindicadas pelas lideranças da região. O projeto de uma delas, inclusive, ligando os municípios de Santa Cruz de Monte Castelo a Ivaté, foi entregue ao governo do Estado pela Cocamar. (Assessoria de Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados