COCAMAR I: “Ficar no campo, hoje em dia, exige estudar”, diz sucessor
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A antiga premissa de que a um filho de produtor rural que não quisesse estudar só restava, mesmo, continuar na roça, já não vale mais. Hoje em dia, para ter sucesso na atividade rural é necessário, no mínimo, cursar uma boa faculdade.
Desafios - A comparação dos desafios a que está sujeito um produtor atualmente foi lembrada na segunda-feira (27/09) no primeiro dia de viagem do Rally Cocamar de Produtividade, Safra 2021/22. O jovem Danilo Bordini, 32 anos, de Cambé, município da região de Londrina, conduz 266 hectares em terras próprias e arrendadas em companhia do pai, onde produzem soja e milho.
Mentalidade empresarial - Mesmo com formação em medicina-veterinária, há cinco anos Danilo reprogramou sua vida ao decidir trabalhar com o pai Rene, de 67. A estratégia utilizada por ambos, a partir de então, foi conduzir os negócios de forma empresarial. “Não há espaço para amadores”, afirma o filho.
Sem pensar duas vezes - “O campo atrai os jovens, hoje em dia, pelas oportunidades de ganhos que oferece e também por lidar com tecnologias de ponta”, diz Danilo. Segundo ele, um jovem bem preparado não pensa duas vezes em trocar a cidade pelo meio rural e ajudar a cuidar do negócio familiar. No passado, isto seria impensável.
Antecipar insumos - Trabalhando com as melhores técnicas, pai e filho procuram comprar os insumos com bastante antecipação, a fim de garantir preços mais em conta e aliviar os custos. E, nem tendo iniciado ainda a semeadura da safra 2021/22, os dois já estão pensando na aquisição dos insumos para a temporada seguinte, 2022/23.
Orientação técnica - De acordo com Danilo, é preciso fazer uma boa seleção de variedades de soja, como também a escolha dos pacotes tecnológicos adequados – um trabalho em que contam com a orientação dos técnicos da Cocamar.
Expectativa - Se o tempo for favorável, a projeção para esta safra é de uma produtividade ao redor de 70 sacas por hectare – 170 na medida em alqueire, ficando praticamente dentro do que eles vêm alcançando nos últimos anos.
Tudo em paz - A respeito do relacionamento com o pai – conflitos entre gerações são um dos fatores que dificultam a sucessão familiar -, ele brinca: “Às vezes a gente briga, discute, mas como bons descendentes de italianos, no final do dia está tudo em paz”. Segundo Danilo, o pai foi sempre receptivo a novas tecnologias e aceita com tranquilidade as sugestões feitas por ele.
Sobre o Rally - A 7ª edição do Rally Cocamar de Produtividade conta com o patrocínio das seguintes empresas: Fairfax do Brasil – Seguros Corporativos, Fertilizantes Viridian, Basf, Sicredi União PR/SP e Zacarias Chevrolet (ouro), Cocamar Máquinas Concessionária John Deere, Texaco Lubrificantes, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar (prata). Apoiam a iniciativa: Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), Aprosoja/PR e Unicampo. (Imprensa Cocamar)