COCAMAR: Ação de impacto com cooperados no Rally Cocamar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Patrocinadora pelo quarto ano consecutivo do Rally Cocamar de Produtividade, que começou na última semana de setembro com o plantio da soja e segue até a colheita, a empresa Basf está utilizando o circuito para realizar uma ação de impacto junto aos produtores.
Proximidade - Conforme explica o representante técnico de vendas da companhia, Rafael Franciscatti, o objetivo é estar cada vez mais próximo do produtor: “Vamos até ele para escutá-lo, conhecer um pouco mais de sua realidade. Queremos estar juntos em seus desafios, ajudando-o a superá-los, bem como melhorar a experiência do produtor em participar conosco, sempre fortalecendo a parceria”.
Arrendando - No município de Diamante do Norte, a 170 quilômetros de Maringá (PR), a equipe do Rally e Basf foi recebida pelos produtores Edvaldo Baveloni e Édio Favoretto. Residentes em Maringá, ontem mantêm propriedades, ambos arrendam grandes áreas nos solos arenosos naquela região do extremo noroeste, considerada uma nova fronteira para a soja.
Coragem - Para ser um arrendatário de terras, especialmente no extremo noroeste do Paraná, é preciso ter muita coragem, afirma o cooperado Edvaldo Baveloni. Mas garante: “é possível produzir, desde que se trabalhe com tecnologias adequadas, cobertura do solo e muito profissionalismo. “Não há espaço para aventureiros”.
Fundamental - Baveloni comenta que a tecnologia avançou muito, assim como o manejo do solo. “O investimento em uma boa cobertura do solo, como a braquiária, que vai reter a umidade, é fundamental”, afirma o produtor. Por outro lado, ele nunca deixa de fazer seguro de tudo.
Insumos - É preciso, ainda, conhecer bem o terreno e as características do lugar para decidir sobre os insumos, os materiais que serão utilizados e testá-los: “Estamos no terceiro ano na região e já experimentamos vários materiais para identificar os que mais se sobressaem”.
Média - Baveloni e Édio Favoretto têm obtido a média entre 120 e 130 sacas por alqueire (49,5 a 53,7 sacas/hectare). Já no milho, a situação é outra: “Não tivemos prejuízo por causa de seguro, do Proagro. Sem isso, a gente iria ficar no vermelho”, diz Baveloni, que destaca o trabalho da Cocamar e de empresas parceiras da cooperativa, sempre juntas do produtor, preocupadas em oferecer soluções.
Técnico - Segundo ele, o produtor precisa ter conhecimento da atividade que está desenvolvendo, mas a presença do técnico especializado da cooperativa e da empresa fornecedora faz muita diferença.
Nematicida - Entre as novidades apresentadas pela empresa parceira está um novo nematicida para ser testado no arenito. “A nossa ideia, além de acompanhar e dar respaldo, é trazer esses novos produtos e validá-los aqui, trabalhando com os produtores, os funcionários deles e a assistência técnica da cooperativa”, completa.
Mendes - Acompanhou a viagem do Rally a Diamante do Norte o engenheiro agrônomo Gustavo Mendes, da Cocamar.
Sobre o Rally - O Rally Cocamar de Produtividade, em sua sétima edição consecutiva, conta com o patrocínio das seguintes empresas: Basf, Fairfax do Brasil – Seguros Corporativos, Fertilizantes Viridian, Zacarias Chevrolet e Sicredi União PR/SP (principais), Cocamar Máquinas, Lubrificantes Texaco, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar (institucionais), com apoio da Aprosoja/PR, Cesb e Unicampo. (Imprensa Cocamar)