Clac comemora 66 anos com cooperados e comunidade
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Clac - Cooperativa de Laticínios Curitiba Ltda reuniu os cooperados e a comunidade para celebrar, na quinta-feira passada (27/03), a passagem dos 66 anos de sua fundação. O evento ocorreu na sede da cooperativa, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e foi ainda prestigiado por autoridades locais e parlamentares, como o secretário municipal da Agricultura, Gastão Vosgerau, a vereadora Pali Valaki e o deputado estadual Tiago Buhrer. Mais de 400 pessoas estiveram na cooperativa ao longo do dia de comemoração do aniversário da Clac, cujas atividades foram conduzidas pelo presidente Ricardo Gawlak.
O Sistema Ocepar foi representado pelo coordenador de Consultoria, Emerson Barcik, pela analista técnico, Cristina do Nascimento Moreira, e pela auditora interna, Daniele Cristiane Radulski Reginatto. O diretor administrativo-financeiro da Clac, Alberi Godoi, agradeceu a presença dos profissionais do Sistema Ocepar e enfatizou a importância da entidade para o desenvolvimento das atividades da cooperativa.
Já Emerson Barcik destacou o cooperativismo e a relação direta deste modelo de negócios com as pessoas, lembrando que a finalidade de uma cooperativa é promover a prestação de serviços aos cooperados. "A sociedade cooperativa está baseada nas pessoas e no atendimento de suas necessidades. Colocar o cooperado no centro de sua atuação permite que a cooperativa alcance longevidade, seus objetivos de desenvolvimento. Se a cooperativa celebra 66 anos de existência, pode-se entender que cumpre seu papel no atendimento e desenvolvimento de seus cooperados e funcionários. O Sistema Ocepar parabeniza a Clac pelos 66 anos de trabalho e deseja que a cooperativa continue no caminho de desenvolvimento pelos próximos anos”, frisou o coordenador de Consultoria.
A Clac possui atualmente 1.031 cooperados, sendo que 547 são ativos, nos municípios de São José dos Pinhais, União da Vitória e na Lapa. Em 2024, registrou movimentação econômica 5% superior à de 2023, passando de R$ 53,5 milhões para R$ 56,2 milhões. Os resultados do exercício passado foram apresentados em Assembleia Geral Ordinária promovida no dia 22 de março, quando também foi eleita a nova diretoria da cooperativa, presidida por Ricardo Gawlak.
Desde o final dos anos 1990, a atividade principal da cooperativa é o fornecimento de insumos aos cooperados. A cooperativa mantém três unidades de revenda, em São José dos Pinhais, União da Vitória e na Lapa. As lojas vendem para toda a comunidade, mas os cooperados têm desconto de 5% nos itens comercializados.